O empate em 1 a 1 entre Vitória e Fluminense mostrou mais uma vez que o time carece de qualidade técnica. Mas mostrou também que o Rubro-Negro é capaz de compensar parte dessa deficiência com estratégia e esforço. A combinação valeu ao Leão um importante ponto somado fora de casa na noite do último domingo [assista aos melhores momentos abaixo].
Fluminense 1 x 1 Vitória | Melhores Momentos | 5ª rodada | Brasileirão 2025
Thiago Carpini repetiu a escalação que venceu o Fortaleza, e replicou também a ideia de jogo que funcionou nos melhores momentos do Vitória no Campeonato até aqui. O Rubro-Negro abriu mão da posse de bola, se defendeu com linhas baixas e investiu em contra-atacar.
A segunda parte do plano não funcionou no primeiro tempo. O Vitória não conseguiu acelerar o jogo quando recuperava a bola, e sofreu também com decisões erradas dos atacantes. Erick pecou ao negar passes e tentar sempre um drible a mais nas transições ofensivas.
No que diz respeito ao sistema defensivo, mesmo com o gol sofrido é preciso reconhecer que o time foi organizado sem a bola. O Vitória suportou a pressão do Fluminense com linhas compactas que variaram entre o 4-1-4-1 e o 4-4-2, mas teve o lado esquerdo como calcanhar de aquiles.
Mosquito e Jamerson não deram conta de segurar as investidas de Arias naquele setor. Foi por ali que o Fluminense criou a melhor chance, negada por Lucas Arcanjo. E depois voltou a articular boa jogada que terminou no gol de Cano.
Erick bem marcado no primeiro tempo — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Segundo tempo
Ficar atrás do placar fez o Vitória mudar de estratégia. Carpini voltou para o segundo tempo com Ronald Lopes no lugar de Ricardo Ryller, uma mudança que trouxe mais qualidade técnica para o meio de campo rubro-negro. Outra mudança é que sem a bola o Leão passou a subir a marcação para pressionar os donos da casa.
O Vitória até finalizou mais vezes que no primeiro tempo, mas ainda não conseguia produzir o suficiente no ataque. E aí Carpini investiu em mudanças nas pontas, com Fabri e Osvaldo nas vagas de Gustavo Mosquito e Erick. Depois Lucas Braga ficou com o lugar de Janderson.
As trocas não resolveram os problemas técnicos na parte ofensiva, mas renovaram o fôlego de um time que não se rendeu em nenhum momento no Maracanã. E a recompensa veio com o gol marcado por Lucas Braga aos 45 minutos do segundo tempo, em jogada iniciada e concluída pelo atacante [assista abaixo].
Aos 44 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Lucas Braga do Vitória contra o Fluminense
Depois de largar com duas derrotas, o Vitória tem agora três jogos sem perder no Campeonato Brasileiro. Sequência construída com empates fora de casa contra Atlético-MG e Fluminense, e triunfo como mandante diante do Fortaleza. As limitações do elenco ainda estão aí, mas Carpini mostra que com estratégia e esforço, é capaz de fazer o time sofrer menos.
Lucas Braga comemora gol pelo Vitória no Maracanã — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O próximo compromisso do Vitória pelo Campeonato Brasileiro será contra o Grêmio, no Barradão. A partida está marcada para as 18h30 (de Brasília), do próximo domingo. Antes, o Rubro-Negro enfrenta o Cerro Largo-URU pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. O encontro vai ser disputado às 21h30 (de Brasília), desta quarta-feira, também no Barradão.
Veja também