Foi preciso esperar quatro rodadas, mas o torcedor viu o Vitória venceu a primeira partida no Campeonato Brasileiro. O fim do jejum, que na temporada já durava sete jogos, veio em uma partida onde a defesa não foi bem, mas o ataque encontrou soluções. Pelo menos no curto prazo. Problemas à parte, o 2 a 1 contra o Fortaleza ao menos oferece um pouco de paz para Thiago Carpini buscar respostas [assista aos melhores momentos abaixo].
Vitória 2 x 1 Fortaleza | Melhores Momentos | 4ª rodada | Brasileirão 2025
Carpini repetiu o quarteto ofensivo da partida contra o Atlético-MG, mas em um cenário onde o Vitória precisou propor, e não apenas reagir, os jogadores mostraram mais dificuldade e não deram conta da missão de gerar volume ofensivo no primeiro tempo. Veja a escalação inicial abaixo:
- Lucas Arcanjo; Claudinho, Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ricardo Ryller, Baralhas e Matheuzinho; Erick, Gustavo Mosquito e Janderson.
Gol do Vitória contra o Fortaleza — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
O Vitória teve dificuldade para acelerar o jogo e virou presa fácil para a marcação do Fortaleza na etapa inicial. Os erros técnicos e de tomada de decisão também aconteceram aos montes. Um passe negado aqui, uma finalização na hora errada ali. Nada de novo para quem acompanha os jogos do time.
Só o que destravou o Vitória ofensivamente foi a bola parada, que funcionou pelo segundo jogo seguido, desta vez com o gol de Janderson. A jogada ensaiada também teve boa participação de Erick, preciso no drible e no cruzamento [assista no vídeo abaixo].
Aos 36 min do 1º tempo – gol de cabeça de Janderson do Vitória contra o Fortaleza
Apesar de toda a limitação ofensiva, os erros na defesa foram ainda mais preocupantes contra o Fortaleza. O time cedeu muitos espaços na frente da área e precisou ser salvo por Lucas Arcanjo pelo menos duas vezes no primeiro tempo. Pelo lado esquerdo, Mosquito até voltou para ajudar, mas sofreu e levou a pior em quase todos os embates que tentou.
O gol do Fortaleza parecia uma questão de tempo, e veio logo no começo do segundo tempo em lance que ilustra bem a desorganização defensiva do Vitória na noite da última quarta-feira. Depois de uma casquinha de Pol Fernández, Diogo Barbosa teve tempo e espaço para finalizar de dentro da área [assista no vídeo abaixo].
Aos 2 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Diogo Barbosa do Fortaleza contra o Vitória
A equipe visitante seguiu melhor em campo, mas ao assumir a posse de bola, passou a oferecer um cenário onde o Vitória se sente mais confortável para jogar: os contra-ataques. Quanto menos precisava propor e mais tinha condições de reagir, mais o Vitória conseguia se afirmar no jogo.
Prova disso é que o Rubro-Negro dobrou o número de finalizações no segundo tempo. Foram cinco tentativas na primeira etapa, e dez na segunda. Em uma delas, Matheuzinho acertou um lindo chute de primeira e garantiu o resultado positivo que traz alguns dias de paz para Carpini e seus comandados [assista no vídeo abaixo].
Aos 28 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Matheuzinho do Vitória contra o Fortaleza
Abrir mão de propor o jogo fez o Vitória voltar a vencer na temporada. Para os próximos compromissos, cabe a Thiago Carpini decidir se vai recalcular o plano de jogo da equipe ou não. O Rubro-Negro já volta para campo neste domingo, quando visita o Fluminense, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela quinta rodada da Série A.
Veja também