O Vitória anunciou, na tarde desta terça-feira, o recebimento do certificado de clube formador da CBF com validade até janeiro de 2026. O documento referenda quais clubes cumprem os requisitos legais para a formação técnica e social de atletas no Brasil.
Barradao, estádio do Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Diretor da divisão de base do Vitória, Tiago Gomes disse que o certificado é fundamental para assegurar "o contrato de formação, que garante o vínculo com o atleta a partir dos 14 anos, proporcionando maior segurança para nossos atletas e para o clube, como também reflete nosso compromisso em atender às exigências necessárias, cuidando e formando nossos jogadores da melhor forma possível”.
O dirigente também ressaltou que o Vitória oferece ótimas estruturas e condições de trabalho e "conta com comissões técnicas completas, lideradas pelos dois coordenadores técnicos, Ricardo Amadeu e Adolfo Teles, incluindo analistas e um departamento dedicado à captação e ao mercado".
O certificado garante, ainda, que qualquer atleta da base só deixe o clube se receber indenização correspondente a 200 vezes o valor gasto na sua formação. Em contrapartida, o clube tem direito a receber porcentagens em negociações futuras.
Veja nota divulgada pelo Vitória
VITÓRIA COM CERTIFICADO DE CLUBE FORMADOR ATÉ JANEIRO DE 2026
O Vitória recebeu com validade até janeiro de 2026 o Certificado de Clube Formador. O CCF é emitido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Para obter o certificado, é necessário o clube cumprir os requisitos legais para a formação técnica e social de atletas.
O diretor da divisão da base do Rubro-Negro, Tiago Gomes, destaca a importância do CCF.
“É uma grande alegria para nós, do E.C. Vitória, retornar com o Certificado de Clube Formador, emitido pela CBF. Esse reconhecimento não só assegura o contrato de formação, que garante o vínculo com o atleta a partir dos 14 anos, proporcionando maior segurança para nossos atletas e para o clube, como também reflete nosso compromisso em atender às exigências necessárias, cuidando e formando nossos jogadores da melhor forma possível”, afirma o dirigente.
Tiago Gomes ressalta a estrutura que o clube oferecido hoje à divisão de base, com o presidente Fábio Mota investindo para oferecer condições de trabalho perfeitas. O clube conta com comissões técnicas completas, lideradas pelos dois coordenadores técnicos, Ricardo Amadeu e Adolfo Teles, incluindo analistas e um departamento dedicado à captação e ao mercado.
“O que mais nos satisfaz é poder oferecer aos atletas o apoio de todos os demais departamentos: médico, fisioterapia, fisiologia, nutrição e psicólogo”, completa Tiano Gomes.
Veja também