A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro não foi boa para a dupla Ba-Vi. O Vitória perdeu para o Vasco, no Barradão, e se afundou na zona de rebaixamento, agora a cinco pontos do 16º colocado. Enquanto isso, o Bahia foi derrotado pelo Bragantino fora de casa com gol no último minuto e voltou a ficar fora do G-6. Os jogos e as consequências dos resultados foram assunto do Segue o BAba desta segunda-feira.
Podcast analisa derrotas da dupla Ba-Vi e projeta futuro dos times na Série A após parada
A escalação ideal do Bahia ficou nove jogos sem perder, mas agora tem duas derrotas seguidas. A mais recente delas contra o Bragantino, quando o Tricolor voltou a ter uma posse de bola inofensiva e cometeu erros defensivos.
– O Bahia teve muito espaço para atacar o Bragantino. Mas o Bahia não conseguiu transformar em chances claras. A saída do Thaciano dificultou mais. O Ademir não consegue disputar com os zagueiros. E faltou também um pouco mais de vontade, determinação para ficar no campo de ataque. O Helinho saiu com 30 minutos, e mesmo assim o Bahia não conseguiu controlar o jogo. O Bahia caiu de produção no segundo tempo, e o Rogério Ceni demorou para fazer as mudanças. Ainda assim conseguiu o empate, mas ficou trocando ataques com o Bragantino e sofreu o segundo gol – avaliou Tiago Lemos.
Rogério Ceni tem folga no calendário com o Bahia — Foto: Letícia Martins/EC Bahia
O Segue o BAba também debateu a segunda janela de transferências do Bahia, que chega ao fim nesta segunda-feira. Até agora foram apenas dois reforços contratados neste segundo momento: o lateral Iago Borduchi e o atacante Lucho Rodríguez. As saídas foram três: Óscar Estupiñán, Ryan e Marcos Victor. Ao todo, foram nove chegadas em 2024 (veja aqui a lista).
– Na segunda janela o Bahia qualificou o elenco com Borduchi e Lucho, mas não reforçou o time titular. O onze inicial do Bahia é o mesmo de maio. No caso de Borduchi, acho que por questão técnica mesmo. Hoje Luciano Juba tem mais a oferecer ao time. Já no ataque, acho que Lucho poderia trazer mais do que Thaciano e Everaldo, só que Rogério Ceni prefere seguir com as valências defensivas da dupla. Um ponto que Lucho realmente vai ficar atrás – avaliou Rafael Teles.
E o Vitória ?
Thiago Carpini vê o Vitória em situação delicada — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Já o Vitória começou bem o jogo contra o Vasco, mas não soube aproveitar o bom primeiro tempo para balançar as redes do Barradão. A derrota em casa complicou a situação do Rubro-Negro, que agora está na 18ª posição, cinco pontos atrás do Fluminense, o primeiro time fora da zona de rebaixamento da Série A.
– Ainda faltam 13 rodadas, mas foi um jogo daqueles com cara de time rebaixado. Como já tinha sido o empate contra o Cruzeiro. Foram jogos no Barradão em que o Vitória viveu ótimos momentos, mas não sustentou as atuações e terminou com resultados ruins – disse Rafael Teles.
A edição #185 do Segue o BAba também analisou a segunda janela de transferências do Vitória, que contratou seis jogadores: Ricardo Ryller, Neris, Machado, Carlos Eduardo, Edu, Gustavo Mosquito. Já as saídas foram oito: Felipe Vieira, Rodrigo Andrade, Dudu, Eryc Castillo, Léo Gamalho, Reynaldo, Daniel Jr, Zapata, Luiz Adriano, Mateus Gonçalves e Iury Castilho. Ao todo, foram 30 chegadas em 2024 (veja aqui a lista).
Tudo isso e muito mais na edição #185 do Segue o BAba, que ainda debateu a folga no calendário das duas equipes em razão da Data Fifa. Ouça ou assista acima ao programa ou acesse nas seguintes plataformas:
- 🎧 Globoplay – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Spotify – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Google Podcasts – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Apple Podcasts – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Pocket Casts – clique aqui para ouvir!
- ▶️ Dá o play!
Veja também