No encontro da pior defesa com o pior ataque da Série A, o Vitória mostrou que seus problemas são maiores que os do Grêmio ao perder por 2 a 0, em partida disputada no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O Rubro-Negro abriu mão de jogar para tentar se defender e nem assim deu conta de segurar o time que menos marcou gols na competição [assista aos melhores momentos no vídeo abaixo].
Grêmio x Vitória – Melhores Momentos
O que você faz quando seu time tem a pior defesa do campeonato? A resposta de Thiago Carpini foi colocar mais um zagueiro em campo. Na verdade, um lateral improvisado, e a equipe posicionada em um 5-2-3. Com a posse de bola, os laterais ganhavam liberdade para oferecer opções no ataque.
De positivo, o Vitória soube sustentar bem a marcação quando o Grêmio tentava trocar passes. Os encaixes negaram espaços, e os três zagueiros funcionaram para evitar cenários de superioridade dos mandantes. Por outro lado, o Rubro-Negro sofreu nas transições. Quando o Tricolor roubava a bola e acelerava as jogadas, encontrava uma equipe visitante desorganizada.
Na fase ofensiva, não teve muito o que falar do Vitória. Matheusinho, que deveria ser o principal articulador do time, pouco apareceu. Aí o Rubro-Negro se viu com apenas duas alternativas: as bolas longas e a velocidade de Janderson. Nenhuma das opções funcionou bem, e o time terminou a partida sem acertar nenhum chute no gol.
Veja alguns números do Vitória na partida:
- Finalizações: 5
- Finalizações certas: 0
- Posse de bola: 41%
- Precisão nos passes: 70%
Piora na etapa final
Thiago Carpini voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Tirou o amarelado Léo Naldi para a estreia de Ricardo Ryller e apostou em Lawan para a vaga de Alerrandro, depois de um primeiro tempo pouco participativo do camisa nove. Na prática, apenas trocas de peças que não modificaram a estrutura e as ideias do time na partida.
Alerrandro teve manhã de atuação ruim — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O Vitória continuou inoperante com a bola e desorganizado nas transições defensivas. E aí, aos 18 minutos, o Grêmio conseguiu explorar essa deficiência para abrir placar com Soteldo. O lance começou com um escanteio a favor do Rubro-Negro e termino em bola na rede para os mandantes [assista no vídeo abaixo].
Aos 17 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Soteldo do Grêmio contra o Vitória
A reta final da partida não teve mudanças no que foi o Vitória em Caxias do Sul. A entrada de Daniel Jr. no lugar de Matheusinho não mudou o deserto de ideias que foi o meio de campo do Leão. No ataque, Luís Miguel e Iury Castilho também não conseguiram fazer do Rubro-Negro um time mais perigoso.
Já nos acréscimos, o Grêmio ainda marcou um segundo gol, após Arezo sofrer pênalti e Reinaldo converter. Foram os números finais para a pior defesa da Série A, agora com 30 gols sofridos em 18 partidas.
Janderson em Grêmio x Vitória no Campeonato Brasileiro de 2024 — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O Vitória abriu mão de jogar futebol contra o Grêmio, e, junto com isso, de pontos importantes na luta contra o rebaixamento. A combinação coloca o Rubro-Negro na 17ª posição, abrindo o Z-4.
Agora são três derrotas seguidas e apenas um resultado positivo nos últimos seis jogos. Para piorar, uma sequência contra Flamengo e Palmeiras nas próximas rodadas. O time carioca vai ser adversário do Leão nesta quarta-feira, em partida que encerra o primeiro turno. No Barradão, a bola começa a rolar às 20h (horário de Brasília).
Veja também