Depois de mudar de treinador, o elenco do Vitória passa por ajustes. As chegadas só podem acontecer a partir de julho, com a segunda janela de transferências, mas as saídas na começaram. Em entrevista coletiva após vencer o Internacional, o técnico Thiago Carpini confirmou que Mateus Gonçalves e Léo Gamalho não vão seguir na Toca do Leão.
Vitória 2 x 1 Internacional | melhores momentos | 9ª rodada | Brasileirão 2024
Mateus Gonçalves, inclusive, foi alvo de palavras mais duras do treinador do Vitória. Carpini falou sobre "priorizar o bom ambiente" e "compromisso" enquanto justificava a decisão de não contar mais com o atacante no elenco.
– A gente tem feito alguns ajustes no nosso ambiente. Aqui, o mais importante é a instituição. Isso, ninguém está acima. Não que ele tenha se colocado acima disso. Mas em algumas situações que vejo o compromisso dos atletas em entenderem o que está sendo passado, dispostos a ajudar e entregar tudo, prefiro ficar com quem me entregue tudo – disse o treinador.
– Eu entendi que, nesse momento, o Mateus não seria de tamanha utilidade. E talvez por não entender e não respeitar o processo, priorizamos o bom ambiente. Isso não abro mão. Não que ele não tenha esses atributos. Mas precisamos tomar algumas decisões. Para que o mais importante que o todo seja preservado. O Mateus não faz parte do grupo do Vitória, está se desligando.
"Que ele tenha muito sucesso. Foi importante em alguns momentos. Foi pago para ajudar e ajudou. Ninguém deve nada a ninguém. E ele segue o caminho dele. Vai ser muito feliz, não aqui no Vitória", completou Carpini.
Mateus Gonçalves está no Vitória desde julho do ano passado. Logo na chegada, foi importante para o time em um momento de recuperação na Série B, competição que o Leão terminou campeão em 2023. Ainda no ano passado ele perdeu espaço e foi parar no banco de reservas.
Em 2024, o atacante viveu altos e baixos. Em março, Mateus foi expulso em um Ba-Vi válido pela Copa do Nordeste após dois minutos em campo. No clássico seguinte, válido pelo Campeonato Baiano, Mateus saiu do banco de reservas para anotar dois gols e ser decisivo no triunfo do Leão.
Vitória 3 x 2 Bahia | gols | final jogo 1 | Campeonato Baiano 2024
Apesar dos gols, Mateus Gonçalves manteve o status de reserva com o então técnico Léo Condé, mas com participação frequente ao longo das partidas do time. Com a chegada de Thiago Carpini, o atacante perdeu espaço, se machucou e ainda não foi utilizado na Série A.
A última partida de Mateus Gonçalves pelo Vitória foi no dia cinco de maio, contra o São Paulo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Ao todo, ele tem 40 jogos pelo Rubro-Negro, com três gols marcados e cinco assistências.
Mateus Gonçalves se destacou no último Ba-Vi — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Léo Gamalho
Quem também não vai seguir no elenco do Vitória é Léo Gamalho. Carpini explicou que as "característica de jogo" do centroavante não atendem ao desejo da comissão técnica. Vale lembrar que o camisa nove está atualmente entregue ao departamento médico. Em 2024 ele fez apenas três jogos e ficou 28 minutos em campo.
– Léo Gamalho acredito que, provavelmente, vai estar se desligando do clube. Não sei com propriedade. É um assunto institucional. Dentro do que eu penso de característica de jogo, a gente não pensa em aproveitá-lo nesse momento. – Até porque é um atleta que está no Departamento Médico. O Léo poucas vezes esteve em campo comigo. Dentro das ideias de jogo, talvez fique para o final da fila. Talvez isso mude ou não. Eu não tenho decisão formada porque o atleta ainda não reúne condições para estar com o grupo – explica.
Léo Gamalho está em recuperação de lesão — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Com mudanças fora de campo, o Vitória luta para sobreviver no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro segue na lanterna da Série A, mas agora com seis pontos, um a menos que o Corinthians, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Veja também