É maio, e o Campeonato Brasileiro tem seis rodadas disputadas. O Vitória foi a campo cinco vezes na competição, e a impressão é de que o time ainda não está pronto para disputar a elite do futebol nacional. O time segue sem vencer e, desta vez, foi batido pelo Vasco, que promete ser adversário direto na luta pelas últimas posições [assista aos melhores momentos no vídeo abaixo].
Vasco 2 x 1 Vitória | Melhores momentos | 6ª rodada | Brasileirão 2024
Com desfalques, jogadores em má fase e retorno de alguns titulares, Léo Condé fez muitas mudanças no Vitória. Trocas de peças e também de esquema tático. O treinador abriu mão dos três zagueiros para voltar a jogar no 4-3-3, com três meio-campistas de marcação. A formação do título estadual.
Rodrigo Andrade
Matheuzinho
PK
Camutanga
Willean Lepo
Reynaldo
Alerrandro
Luan Vinícius
Lucas Arcanjo
Dudu
Janderson
- Willean Lepo de titular na lateral direita;
- Camutanga recuperado de lesão;
- Reynaldo como substituto de Wanger Leonardo no lado esquerdo da defesa;
- Luan na vaga de Willian Oliveira, que sentiu durante o aquecimento;
- Rodrigo Andrade recuperado de lesão;
- Alerrandro titular pela ausência de Osvaldo, vetado pelo DM.
O retorno de Camutanga e a entrada de Willean Lepo no lugar de Zeca fizeram bem ao Vitória. O lado direito da defesa era o setor mais frágil do time, mas conseguiu resistir bem ao Vasco. A dupla ainda teve ajuda de Rodrigo Andrade e Janderson, que, no papel de Osvaldo, teve mais fôlego que o camisa 11 para ajudar na fase defensiva.
Os elogios ao sistema defensivo não podem ser repetidos aos atacantes do Vitória. Matheusinho, Janderson e Alerrandro estiveram quase sempre distantes um do outro e não não conseguiam articular jogadas lá na frente. A falta de inspiração era tanta que nem os contra-ataques serviram como arma ao Rubro-Negro.
Maicon comemora gol do Vasco contra o Vitória — Foto: André Durão
No fim do primeiro tempo, o resumo foi um jogo equilibrado. Mas aqui é preciso pontuar também a fragilidade do adversário. Vasco e Vitória fizeram 45 minutos nivelados por baixo, com poucas boas ideias. O desempenho refletiu bem a tabela da classificação, já que as duas equipes começaram a rodada na zona de rebaixamento.
Segundo tempo
O nível do futebol apresentado pelos times era tão ruim que bastou um pouco de inspiração ao Vasco para a equipe da casa fazer dois gols logo no começo do segundo tempo. Primeiro Payet cobrou escanteio na cabeça de Maicon. Depois, aproveitou a liberdade oferecida pelo meio de campo do Vitória para achar Vegetti nas costas de PK [assista aos gols no vídeo abaixo].
Vasco 2 x 1 Vitória | Gols | 6ª rodada | Brasileirão 2024
Naquele momento, o Vitória já tinha Zeca na vaga de Willean Lepo, que não voltou para o segundo tempo por causa de dores. A mudança não chegou a ter impacto direto nos gols sofridos, mas também não fez o time melhorar. Cenário parecido com as trocas que vieram depois. Na prática, o banco rubro-negro não ofereceu alternativas para Léo Condé. A exceção foi Iury Castilho.
Trocas de Condé no segundo tempo:
- Iury Castilho no lugar de Luan;
- Jean Mota no lugar de Matheusinho;
- Zé Hugo no lugar de Alerrandro;
- Luiz Adriano no lugar de Janderson.
Iury Castilho entrou bem pelo lado esquerdo do ataque e criou lances de perigo por ali. O camisa sete chegou a acertar o travessão antes de balançar as redes aos 43 minutos. Um gol que veio tarde e não reduziu os danos de voltar para Salvador sem pontos na bagagem [assista ao gol no vídeo abaixo].
Aos 43 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Iury Castilho do Vitória contra o Vasco
Nos minutos finais, o Vitória ainda perdeu Camutanga expulso. Um problema a mais para a próxima rodada, quando o Leão recebe o Atlético-GO, no Barradão, em mais um confronto direto na parte inferior da tabela. A partida será válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro e tem início marcado para as 16h (de Brasília).
Rodrigo Andrade em Vasco x Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Vale lembrar que o Vitória tem um jogo a menos na competição, mas nem os possíveis três pontos a mais seriam suficientes para tirar o time da 18ª posição. O único ponto somado em 15 disputados segura o time na zona de rebaixamento e faz a Série A já começar com status de drama para o Rubro-Negro.
“Resultado preocupante para o Vitória”, diz Yuri | Voz da Torcida
Veja também