O triunfo por 2 a 0 sobre o Barcelona de Ilhéus, no último domingo, deixou o Vitória em ótima condição para o jogo de volta, no Barradão, em busca do retorno à final de Campeonato Baiano após seis anos. E não há qualquer exagero. Principalmente se olhar estiver direcionado para os números do Rubro-Negro jogando em casa desde a chegada do técnico Léo Condé.
Diretor de futebol do Vitória, Italo Rodrígues faz balanço sobre primeiro ano no clube
A começar pelo atual retrospecto do Vitória como mandante. O Rubro-Negro não perde há 20 jogos e carrega a melhor sequência entre todos os clubes que disputam a Série A em 2024, ao lado do Athletico. A última derrota do Leão no Barradão foi em junho de 2023, para o Criciúma, pela Série B.
Desde a chegada do técnico Léo Condé, o Vitória tem 31 jogos no Barradão, com 21 vitórias, sete empates e três derrotas (75% de aproveitamento). As três derrotas, inclusive, sempre foram apertadas: 3 a 2 para o Náutico, 3 a 2 para o Atlético-GO e 1 a 0 para o Criciúma. O retrospecto mostra o tamanho do desafio do Barcelona do Ilhéus, que perdeu a partida de ida das semifinais por 2 a 0.
E não só em casa as derrotas do Leão têm acontecido por placar magro. Dos últimos 26 jogos, o Leão perdeu apenas dois por mais de um gol de diferença (Chapecoense e Juazeirense), e em ambas ocasiões foi utilizado o time reserva.
Derrotas do Vitória nos últimos 26 confrontos:
- Juazeirense 2 x 0 Vitória – 3ª rodada da Copa do Nordeste 2024;
- Barcelona de Ilhéus 2 x 1 Vitória – 3ª rodada do Campeonato Baiano 2024;
- Chapecoense 3 x 1 Vitória – 38ª rodada da Série B;
- Criciúma 1 x 0 Vitória – 31ª rodada da Série B.
Pés no chão
O último revés do Vitória por mais de um gol de diferença no Barradão foi no dia 15 de janeiro de 2023, para o Itabuna. E foi um atropelo. À época treinado por João Burse, o Leão sofreu um duro golpe em derrota por 4 a 1, pela 2ª rodada do Baianão.
Apesar do retrospecto a favor, o técnico Léo Condé pregou pés no chão após a vitória na partida de ida.
"Claro que demos um passo importante, mas não tem nada garantido ainda. Vamos fazer uma boa preparação durante a semana".
Elenco comemora vitória contra o Itabaiana com os torcedores — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Agora cabe ao Vitória manter essa escrita para chegar à final do Campeonato Baiano pela primeira vez de 2018. Com promessa de casa cheia no Barradão, o Rubro-Negro recebe o Barcelona de Ilhéus às 16h deste domingo (horário de Brasília).
*Estagiário sob supervisão do editor Ruan Melo
Veja também