O Vitória de 2024 já alcançou uma marca importante. Depois de bater o Jacuipense, o Rubro-Negro derrotou o Bahia de Feira, no último sábado, e voltou a somar seis pontos nas duas rodadas iniciais do Campeonato Baiano. O cenário parece simples, mas não era alcançado pelo Leão desde 2019, há cinco anos.
Léo Condé durante a partida entre Vitória e Bahia de Feira, pelo Campeonato Baiano — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Cinco temporadas atrás, o Vitória derrotou Vitória da Conquista e Jacobina, algo que parecia simples para o segundo maior campeão do estado.
Desde então, entretanto, o Rubro-Negro não repetiu a boa sequência, além de cair na primeira fase em todas as edições da competição.
Campeonato Baiano de 2019
- Vitória 1 x 0 Vitória da Conquista
- Jacobina 1 x 2 Vitória
Campeonato Baiano de 2020
- Vitória 1 x 0 Jacobina
- Fluminense de Feira 2 x 2 Vitória
Campeonato Baiano de 2021
- UNIRB 3 x 3 Vitória
- Atlético-BA 1 x 2 Vitória
Campeonato Baiano de 2022
- Vitória 1 x 1 Juazeirense
- Barcelona 0 x 1 Vitória
Campeonato Baiano de 2023
- Bahia de Feira 1 x 1 Vitória
- Vitória 1 x 4 Itabuna
Campeonato Baiano de 2024
- Jacuipense 0 x 1 Vitória
- Vitória 1 x 0 Bahia de Feira
Se vencer pela terceira vez seguida, o Vitória vai igualar marca de 2017, ano em que foi campeão baiano pela última vez. Na ocasião, o Leão conquistou o título de forma invicta e venceu os dez primeiros jogos da competição.
O próximo duelo será disputado nesta quarta-feira, fora de casa, contra o Barcelona, no Estádio Mario Pessoa, em Ilhéus. A partida, válida pela 3ª rodada do Campeonato Baiano, está marcada para as 21h30 (horário de Brasília).
Base campeã da Série B
Para começar a temporada com 100% de aproveitamento, o técnico Léo Condé preferiu manter a base campeã da Série B do ano passado. Do time titular que entrou em campo nas duas rodadas, apenas Patric Calmon, Willian Oliveira e Caio Dantas foram contratados este ano.
Vitória contra Jacuipense e Bahia de Feira: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira, Dudu e Matheusinho; Osvaldo, Iury Castilho e Caio Dantas.
Vale lembrar, inclusive, que o Rubro-Negro se reforçou com 14 jogadores. Confira a lista:
- Goleiros – Alexandre Fintelman, Muriel e Maycon Cleiton;
- Laterais – Raul Cáceres, Patric Calmon e Lucas Esteves;
- Zagueiro – Cristián Zapata;
- Volantes – Willian Oliveira e Caio Vinícius;
- Meia – Luan;
- Atacantes – Eryc Castillo, Caio Dantas, Everaldo e Alerrandro.
Em entrevista coletiva após bater o Bahia de Feira, Condé explicou que os reforços precisam estrear aos poucos, pois a prioridade é vencer as partidas.
– Nesse momento a gente precisa ir lançando esses jogadores aos poucos, mas nosso objetivo é vencer. Vim aqui para ganhar, por isso estamos usando a base do ano passado. Não só por que eles chegaram que eles já vão entrar nos jogos. Vamos buscar ter cuidado nessa condução do elenco e sempre observar o desempenho nos treinamentos. O Dudu sentiu um pouco a panturrilha hoje, o Willian Oliveira sentiu no jogo passado… Então uma hora a oportunidade pode aparecer para esses atletas.
Veja também