O Barradão foi um dos pilares do Vitória na campanha do título da Série B 2023. O Rubro-Negro foi o melhor mandante da competição, com 79% de aproveitamento, e sofreu apenas sete gols em 19 partidas. A marca é a melhor registrada pelos 40 clubes envolvidos nas disputas da Primeira e Segunda Divisão nesta temporada.
Vitória recebe a taça de campeão da Série B
Veja os clubes com menos gols sofridos em casa nas Séries A e B:
- Vitória: sete gols em 19 jogos;
- Vila Nova: 10 gols em 19 jogos;
- Criciúma: 11 gols em 19 jogos;
- Bragantino, Flamengo e Palmeiras: 12 gols em 17 jogos (ainda jogam);
- Mirassol e Novorizontino: 12 gols em 19 jogos.
Os sete gols sofridos pelo Vitória foram distribuídos em apenas cinco partidas. Ou seja, em 14 dos 19 jogos como mandante o Rubro-Negro não foi vazado. Os comandados de Léo Condé, inclusive, chegaram a conseguir uma sequência de nove partidas sem levar gols no Barradão, um feito inédito no século XXI.
Wagner Leonardo e Lucas Arcanjo foram pilares do sistema defensivo do Vitória na Série B — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
"Um momento mágico que o Vitória vivenciou dentro da Série B", resumiu Léo Condé após o último jogo do Leão.
Jogos em que o Vitória sofreu gols no Barradão:
- Vitória 2 x 3 Atlético-GO; 6ª rodada❌
- Vitória 0 x 1 Criciúma; 12ª rodada❌
- Vitória 2 x 1 Sampaio Corrêa; 14ª rodada✅
- Vitória 2 x 1 Novorizontino; 17ª rodada✅
- Vitória 1 x 1 Vila Nova; 35ª rodada🤝
No segundo turno, o Vitória sofreu apenas um gol em dez partidas como mandante. Foi no empate em 1 a 1 com o Vila Nova, na penúltima partida do Rubro-Negro em casa na Série B. Os visitantes abriram o placar logo nos primeiros minutos, e Matheusinho garantiu a igualdade no segundo tempo.
De maneira geral, o Rubro-Negro terminou a Série B com a terceira melhor defesa. O time sofreu 31 gols e só não foi menos vazado que o Vila Nova e Novorizontino (30 gols sofridos cada um). É sempre válido pontuar que tudo isso por conta da goleada por 6 a 0 sofrida diante do CRB, em acidente de percurso da equipe baiana.
O goleiro Lucas Arcanjo e o zagueiro Wagner Leonardo foram os destaques do setor defensivo, que teve também Zeca e Camutanga entre os nomes mais escalados ao longo da campanha rubro-negra na Série B. Dos quatro, o lateral é o único que ainda não tem contrato com o Vitória para 2024.
Enquanto os jogadores curtem as merecidas férias, a diretoria segue o trabalho para montar o elenco que vai representar o Rubro-Negro na próxima temporada. O Vitória volta a campo apenas no início de janeiro, quando começa o Campeonato Baiano. Em 2024 o Leão também vai ter compromissos por outras três competições: Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A do Brasileiro.
Veja também