A Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes do estado se reuniram na última segunda-feira para definir a fórmula de disputa da próxima edição do Campeonato Baiano, que começa no dia 14 de janeiro.
Reunião define fórmula do Campeonato Baiano 2024 — Foto: Celo Gil/FBF
Como novidade para a próxima temporada está o árbitro de vídeo, que será utilizado em todos os jogos a partir da segunda fase da competição. Nos últimos anos, o VAR só estava disponível nas partidas das finais.
Fórmula
O sistema de disputa dos últimos anos está mantido. Os dez clubes participantes irão compor um único grupo para a 1ª fase, com jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal, em confrontos de ida e volta. Os dois vencedores farão a final também em dois jogos.
Os dois últimos colocados da 1ª fase estarão rebaixadas para a Série B de 2025.
Vagas em competições
O campeão, o vice-campeão e o 3º colocado da competição garantirão as vagas na Copa do Brasil de 2025.
Na Copa do Nordeste, o vencedor do Baianão terá direito à primeira vaga. A segunda será do clube mais bem posicionado do estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF; a terceira, que dá direito à disputa na Pré-Copa do Nordeste, será da equipe que tiver a melhor colocação no Baianão.
Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga será destinada ao time com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
Os dois melhores colocados do Baianão, caso já não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Baiano, vão ter direito a duas vagas no Brasileirão Série D de 2025. A terceira será destinada ao campeão da competição que a FBF realizar no segundo semestre. Caso esse campeonato não seja realizado, a vaga será transferida para o Baianão.
Veja também