O Vitória vive momentos de realizações nesta reta final de Série B. O resultado positivo sobre o Sampaio Corrêa deixou o Rubro-Negro confortável na liderança, com 64 pontos, e muito próximo do acesso à Primeira Divisão, que já pode ser confirmado na 34ª rodada. Para isso, o time comandado por Léo Condé precisa fazer o dever de casa, contra o Juventude, e torcer por uma combinação de resultados.
Sampaio Corrêa 0 x 1 Vitória – Gol – 33ª Rodada do Campeonato Brasileiro Série B
Após o fim da 33ª rodada da Segundona, o Vitória garantiu nove pontos de vantagem para o Guarani, quinto colocado com 55 pontos. Para confirmar o acesso na rodada 34, o Rubro-Negro só precisa aumentar a distância em relação à quinta colocação para 12 pontos.
Cenário que garantirá acesso matemático ao Vitória após 34ª rodada:
- ✅ Vitória derrotar o Juventude para alcançar 67 pontos;
- ❌ Guarani perder para o Botafogo-SP e estacionar em 55 pontos;
- 🤝🏽 Criciúma não vencer o Sampaio Corrêa e chegar no máximo a 55 pontos;
- 🤝🏽 Novorizontino não vencer a Ponte Preta e chegar no máximo a 54 pontos;
- 🤝🏽 Mirassol não vencer o Ituano e chegar no máximo a 54 pontos;
Depois da 34ª rodada, serão quatro jogos para cada clube até o fim da Série B. Os 12 pontos em disputa poderão garantir que Guarani ou Criciúma alcancem o Rubro-Negro em pontuação (67 pontos x 67 pontos), mas sem a possibilidade de ultrapassá-lo na tabela de classificação graças ao número de vitórias, primeiro critério de desempate.
No cenário mencionado acima, o Rubro-Negro chegará a 21 vitórias vencendo o Juventude, contra 15 triunfos do Bugre (que pode chegar no máximo a 19 vitórias) e 16 do Tigre (pode chegar no máximo a 20 vitórias).
Léo Condé comandou treino no CT Manoel Pontes Tanajura — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Primeiro tem que acionar o secador
Como vai fazer o jogo de encerramento da 34ª rodada da Série B, o Vitória já saberá se terá condições matemáticas de acesso antes de enfrentar o Juventude. O confronto está marcado para o próximo domingo, às 19h (de Brasília), no Barradão.
Guarani e Novorizontino disputarão seus jogos dois dias antes, na sexta-feira. Já Criciúma e Mirassol entrarão em campo no sábado. Confira detalhes:
- Guarani x Botafogo-SP – sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Brinco de Ouro;
- Novorizontino x Ponte Preta – sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Jorge Ismael de Biasi;
- Criciúma x Sampaio Corrêa – sábado, às 15h30 (de Brasília), no Heriberto Hülse;
- Ituano x Mirassol – sábado, às 15h30 (de Brasília), no Novelli Júnior;
- Vitória x Juventude – domingo, às 19h (de Brasília), no Barradão.
Estatisticamente classificado já vale comemoração
Se a combinação de resultados não for perfeita, o Vitória alcançará o número que é considerado mágico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) caso derrote o Juventude: 67 pontos.
De acordo com Gilcione Nonato Costa, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em probabilidades ligadas ao futebol, o Rubro-Negro alcançará quase 100% de chance de acesso se fizer o dever de casa na 34ª rodada.
Em 33 jogos pela Segundona, o Rubro-Negro soma 20 vitórias, quatro empates e nove derrotas, com 45 gols marcados e 26 sofridos. O aproveitamento é de 64%.
Veja também