Faltam menos de 24 horas para Bahia e Vitória começarem a decidir o título do Campeonato Baiano Feminino de 2023. A primeira partida da final está marcada para as 16h deste domingo (horário de Brasília), no Barradão. O jogo de volta fica para primeiro de outubro, em Pituaçu, com mando de campo do Tricolor.
Premiação do Campeonato Baiano Feminino 2023 — Foto: Divulgação / FBF
Donas da melhor campanha da primeira fase, as Mulheres de Aço decidem em casa. Mas a vantagem acaba por aí. Em caso de igualdade ao fim dos 180 minutos, as campeãs serão conhecidas em uma disputa de pênalti.
Apesar do lado vermelho, azul e branco chegar à final com números melhores, as tricolores não se consideram favoritas ao título. Opinião que é compartilhada por quem vai vestir vermelho e preto na decisão estadual.
– Favoritismo está para os dois lados, clássico, final. Os dois lados podem colocar o favoritismo aí. Vai ser um grande jogo – projeta a tricolor Nathane.
– Clássico se ganha, não se joga. A gente está preparada e a gente sabe que vai ser uma decisão difícil, mas a gente vem se preparando e isso é o importante nesse momento – garantiu Ruth, zagueira rubro-negra.
Veja os números de Bahia e Vitória até a decisão:
- Bahia 🔴🔵⚪
Jogos: 9 (9V; 0E; 0D)
Gols pró: 63
Gols contra: 3 - Vitória 🦁
Jogos: 9 (6V; 1E; 2D)
Gols pró: 18
Gols contra: 7
Hegemonia
O Bahia entra em campo em busca do tetracampeonato consecutivo. Já o Vitória volta a disputar uma final depois de cinco anos para tentar o terceiro título de sua história. Motivações diferentes, mas que servem como combustível para os dois lados do clássico.
– Carregar a camisa do Bahia é gratificante. A gente vê estrutura, tudo que oferecem. A gente vai com tudo para a final – afirma Nathane, do Bahia.
– É uma satisfação imensa volta para a final do Campeonato Baiano. A gente que tem tradição no time feminino, que já disputou Série A1, Série A 2, que tem uma rodagem nacional. Então voltar para uma final de Campeonato Baiano é muito importante – explica Taissinha, capitã do Vitória.
Mulheres de Aço e Leoas também comentaram sobre a expectativa de protagonizar o primeiro Ba-Vi em uma final de Baiano Feminino. No clássico da primeira fase, disputado com mando de campo do Bahia, deu Tricolor: 2 a 1.
Ba-Vi da primeira fase terminou com vitória do Tricolor — Foto: Letícia Martins/EC Bahia
– Oportunidade muito boa. A gente vem trabalhando muito duro. Ba-Vi é um jogo que todo mundo quer jogar. Eu acho que é muito importante para a carreira de cada uma e eu acredito que seja um bom jogo – projetou Tati, goleira do Vitória.
A arqueira rubro-negra vai ter uma missão e tanto pela frente. As duas artilheiras da competição são tricolores. Yenny Acuña e Juliana marcaram dez gols cada uma até agora.
– Eu costumo muito dar orientações. Eu oriento muito a equipe. As meninas que jogam ali atrás, e eu acredito que vai funcionar – disse Tati.
O primeiro clássico Ba-Vi da final do Baiano Feminino será às 16h deste domingo (horário de Brasília), no Barradão.
Veja também