A história do Campeonato Baiano Feminino 2023 terá seu capítulo final marcado pelo clássico Ba-Vi pela primeira vez. Para chegar à decisão, o Bahia venceu o Lusaca nos jogos de ida e volta da semifinal e se classificou com tranquilidade. Já o Vitória teve dificuldades e só passou pelo Astro nas penalidades, para se garantir na grande final após cinco anos.
Mulheres de Aço comemoram goleada por 9 a 0 em cima do Lusaca — Foto: Letícia Martins/EC Bahia
No primeiro jogo, as Mulheres de Aço venceram o Lusaca por 4 a 0 fora de casa. Na partida de volta, em Pituaçu, ganharam de 9 a 0 e passaram sem sustos. As artilheiras do confronto foram Aila e Yenny Acuña, que, juntas, marcaram sete vezes na soma dos dois jogos.
As rubro-negras, por outro lado, tiveram mais dificuldades para eliminar o time do Astro. No primeiro duelo, o Vitória perdeu por 2 a 1 e foi para o segundo jogo em desvantagem. Porém, no CT Manoel Pontes Tanajura, as Leoas ganharam por 1 a 0 e, no pênaltis, garantiram a vaga na final ao baterem as adversárias por 5 a 4.
Duelos da semifinais do Baiano Feminino:
Lusaca 0 x 4 Bahia – CT Wet´n Wild (09/09);
Bahia 9 x 0 Lusaca – Pituaçu (16/09);
Astro 2 x 1 Vitória – Vila Olímpica dos Amadores (10/09);
Vitória 1 (5) x (4) 0 Astro – Barradão (16/09).
Campanha impecável
O Bahia fez, até agora, uma campanha perfeita no Campeonato Baiano Feminino. Foram 21 pontos nos sete jogos da fase de grupos e mais seis nas partidas de ida e volta das semifinais, ou seja, 100% de aproveitamento.
E não para por aí. As Mulheres de Aço têm o melhor ataque, com 63 bolas na rede em nove jogos, e a defesa menos vazada, com apenas três gols sofridos. As artilheiras do torneio, inclusive, são duas jogadoras do clube: Yenny Acuña e Juliana, cada uma com dez gols.
Já o Vitória chega à final com uma campanha mais modesta. O Rubro-Negro garantiu a classificação para as semifinais na segunda posição, com 16 pontos. Em todo o campeonato, foram seis vitórias, um empate e duas derrotas, com 18 gols feitos e sete sofridos.
Elenco do Vitória após classificação contra o Astro, no Barradão — Foto: Felipe Cardoso/ Vitória
Contudo, em uma final, tudo pode acontecer. Certo mesmo é que o Bahia vai em busca do seu tetracampeonato seguido na competição, enquanto o Vitória quer chegar ao terceiro título na sua história.
Nesta segunda-feira, os jogos decisivos serão detalhados, mas o Tricolor terá a vantagem de fazer a última partida com seu mando de campo.
Últimas finais do Baiano Feminino:
- 2018: Vitória – Final: Vitória x Lusaca
- 2019: Bahia – Final: Bahia x Juventude-BA
- 2020: não houve disputa devido à pandemia de Covid-19;
- 2021: Bahia – Final: Bahia x Doce Mel;
- 2022: Bahia – Final: Bahia x Doce Mel.
*Com supervisão do repórter Tiago Lemos
Veja também