Depois de acompanhar o Vitória ser goleado pelo CBR, o torcedor Rubro-Negro espera por mudanças no time titular que vai enfrentar o Avaí na noite deste domingo. Algumas são previsíveis, como os retornos de Léo Gamalho e Matheusinho. Em outros casos a decisão é mais difícil. Na lateral direita, por exemplo, a disputa entre Yan Souto e Railan está aberta.
Yan Souto foi titular contra o CRB, mas não foi bem — Foto: Divulgação/EC Vitória
O titular do setor é Zeca, que segue em tratamento de lesão muscular e não volta neste fim de semana. Sem o capitão, a primeira escolha de Léo Condé foi Yan Souto. Mas o jogador, que é zagueiro de origem e atuou improvisado na lateral, não esteve bem no Estádio Rei Pelé, assim como todos os jogadores rubro-negros.
Léo Condé, inclusive, saiu em defesa de Yan ao ser questionado sobre a improvisação na entrevista coletiva após a partida.
– O Ian já jogou algumas vezes na lateral. Thiago também, na última partida que jogamos fora de casa, fez essa mesma função de hoje. Acho que é injusto crucificar esses atletas. Foram os que menos erraram se você avaliar como um todo. Hoje a gente estava em um dia muito ruim. Seria injusto entrar na conta deles essa derrota – disse Léo Condé.
Railan briga por vaga no time titular do Vitória — Foto: Pietro Carpi/EC Vitória
Apesar da declaração de Condé, é de se imaginar que a atuação ruim de Yan Couto faça Railan voltar para a disputa no setor. O lateral tem a vantagem de ser natural da posição e possuir características ofensivas, o que pode ser o desejo do treinador rubro-negro para enfrentar o 15º colocado da Série B.
Por outro lado, a ofensividade do lateral pode ser justamente o motivo que o manteve como opção no banco de reservas. Railan foi titular do Vitória em sete partidas, sendo que em seis delas o Rubro-Negro foi para campo com três zagueiros. Na prática, ele foi mais ala que lateral nesta Série B.
Números de Yan Souto e Railan na Série B:
- Yan Souto
Jogos: 10 (9 como titular; 2 como lateral-direito)
Minutos: 704 - Railan
Jogos: 16 (7 como titular; 6 como ala em um esquema de três zagueiros)
Minutos: 688
A partida contra o CRB foi a segunda de Yan como titular na lateral direita. Ele também atuou no setor na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, em agosto. Naquela ocasião, Zeca iniciou no banco de reservas, e Railan estava no departamento médico.
Quando a escalação do Vitória for anunciada no domingo, uma rápida olhada para a lateral direita vai ajudar a entender os planos do treinador para o jogo. Léo Condé vai mandar para campo um Vitória mais ofensivo com Railan ou um time mais protegido com a manutenção de Yan Couto?
Vitória e Avaí se enfrentam às 18h de domingo (horário de Brasília), no Barradão. A partida é válida pela 28ª rodada da Série B, competição liderada pelo Rubro-Negro.
Veja também