O encerramento da segunda janela de transferências do futebol brasileiro é tema do Segue o BAba 139. Neste período, Bahia e Vitória contrataram cinco reforços cada um. O Tricolor fechou o ano com 25 contratações, e o Rubro-Negro com 30. O momento atual dos clubes em suas respectivas divisões do Brasileiro também foi analisado no podcast desta sexta-feira.
Segue o Baba #139: podcast repercute mercado da bola e avalia elencos da dupla Ba-Vi
O Vitória passou por uma correção de rota após eliminações precoces no Campeonato Baiano, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, mas a boa campanha na Série B não exigiu tanto do clube na segunda janela. Com isso, o Rubro-Negro contratou apenas cinco reforços e fechou 2023 com 30: o lateral-esquerdo Edson Lucas, os volantes Dudu e Jhonny Lucas, e os atacantes Mateus Gonçalves e Iury Castilho.
O triunfo teve roteiro repetido, com Léo Condé mudando de estratégia tática e marcando os gols no final. O Vitória tem pecado na criatividade nas três últimas rodadas para garantir o resultado sem passar sufoco. Será que isso preocupa? A formação com três zagueiros deve ser mantida?
Giovanni Augusto tem entrado bem nos últimos jogos, deu assistência contra a Ponte Preta e balançou a rede contra o ABC. Já merece uma chance entre os titulares? O próximo duelo do Vitória será fora de casa e contra o Londrina, na próxima segunda-feira, pela 22ª rodada.
Zé Hugo marca gol decisivo para o Vitória no Barradão e Léo Cittadini é apresentado pelo Bahia — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória; Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia tem investimento recorde
O Bahia também finalizou a segunda janela com cinco contratações: o goleiro Adriel, os laterais Gilberto e Camilo Cándido, o meia Léo Cittadini e o atacante Rafael Ratão. No primeiro ano de SAF com o Grupo City, o Tricolor contratou um total de 25 jogadores com investimento recorde de mais de R$ 90 milhões.
Entre os novos jogadores, apenas Léo Cittadini ainda não foi relacionado, mas deve figurar entre as opções do técnico Renato Paiva na partida deste domingo, contra o América-MG, na Arena Fonte Nova. Trata-se de um confronto direto na briga contra o Z-4.
O Bahia não vence há oito jogos e só ganhou um nos últimos 17 no pior momento do treinador desde que chegou ao Tricolor, em dezembro do ano passado. Além disso, o ataque não marca há três jogos e vive o pior momento da temporada.
Tudo isso e muito mais no episódio desta sexta-feira. Ouça acima o Segue o BAba, assista à íntegra em vídeo ou acesse nas seguintes plataformas:
- 🎧 Globoplay – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Spotify – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Google Podcasts – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Apple Podcasts – clique aqui para ouvir!
- 🎧 Pocket Casts – clique aqui para ouvir!
- ▶️ Dá o play!
Veja também