Alexi Portela renunciou à presidência da Liga do Nordeste durante uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada em Fortaleza, na noite desta sexta-feira. A liderança da Liga agora fica de forma interina com o vice-presidente Constantino Júnior, até que novas eleições sejam realizadas. A informação foi divulgada inicialmente pelo site Bahia Notícias, e confirmada pelo ge.
Alexi Portela durante fala como presidente da Liga de Futebol do Nordeste — Foto: Reprodução / TV Paraíba
De acordo com apuração do ge, Portela alegou motivos pessoais e de saúde para renunciar ao cargo. Recentemente ele já havia pedido licença das funções que exerce na Liga do Nordeste.
A renúncia do gestor acontece em um momento em que ele era pressionado pelos clubes por causa de uma insatisfação com a prestação de contas da Liga.
Copa do Nordeste 2023
Na semana passada a CBF divulgou os confrontos da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2023, explicando também os critérios adotados para a definição dos 16 clubes participantes desse momento da competição regional.
As eliminatórias terão 16 participantes — oito a menos que em 2022, quando 24 equipes disputaram quatro vagas na fase de grupos. Segundo o documento, o método de escolha dos integrantes do chamado pré-Nordestão foram dois: primeiro, nove clubes entrando na competição pelo posicionamento no Ranking Nacional de Clubes (RNC); e, depois, outros sete com base na classificação final dos clubes na última edição dos estaduais.
Veja os duelos da pré-Copa do Nordeste:
- Vitória (1º) x Cordino (16º)
- Jacuipense (8º) x Altos (9º)
- CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º)
- América-RN (7º) x Moto Club (10º)
- Confiança (3º) x Sousa (14º)
- Ferroviário (6º) x ASA (11º)
- Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º)
- Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)
As duas fases eliminatórias da Copa do Nordeste acontecerão em jogo único, nos dias 5 e 8 de janeiro, na casa do time melhor ranqueado na CBF.
Veja também