Na última terça-feira a CBF bateu o martelo em relação ao número de participantes, formato e calendário da Copa do Nordeste de 2023. A competição começará no dia 5 de janeiro, abrindo a temporada do futebol brasileiro, com a fase preliminar. E foi justamente a definição de participantes do pré-Nordestão que causou polêmica, principalmente após as saídas de Globo FC, Treze e Imperatriz-MA para as entradas de Potiguar de Mossoró, Sousa e Moto Club-MA. Com a provável integração dos novos participantes, os confrontos da fase preliminar também deverão passar por mudanças.
Taça da Copa do Nordeste — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Além da redução do número de participantes em relação a 2022, saindo de 24 para 16, outra possível novidade deve ficar por conta do critério de classificação para o torneio. Isso porque a classificação dos clubes pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF deve passar a ser o primeiro parâmetro de classificação, seguido pela campanha dos times na última edição de seus respectivos estaduais. Essa troca, caso confirmada, beneficiará Sousa e Potiguar, que herdarão as vagas que seriam de Treze e Globo FC.
Outra polêmica está em torno de uma possível nova regra criada pela entidade máxima do futebol nacional onde, supostamente, apenas equipes que disputam a primeira divisão de seus respectivos estaduais podem participar do torneio. Logo, o Imperatriz-MA pode acabar perdendo a sua vaga para o Moto Club-MA. Ao ge, a alta cúpula do Cavalo de Aço contestou a decisão e ameaçou acionar a justiça para ser reinserido na competição.
A CBF chegou a anunciar um esboço de tabela, com as presenças de Treze, Globo FC e Imperatriz — Foto: Divulgação
A CBF ainda não divulgou a tabela definitiva da pré-Copa do Nordeste, no entanto, caso a posição dos clubes no ranking seja mantido como o critério de definição de confrontos, alguns dos embates divulgados na reunião de terça-feira devem passar por alterações. Isso porque os prováveis novos participantes ocupam posições inferiores que os seus antecessores no RNC.
Veja os prováveis novos confrontos:
- Vitória x Cordino-MA
- CSA x Potiguar-RN
- Confiança x Sousa
- Santa Cruz x Caucaia-CE
- Botafogo-PB x Retrô-PE
- Ferroviário x ASA
- América-RN x Moto Club-MA
- Jacuipense x Altos-PI
A pré-Copa do Nordeste de 2023 terá 16 equipes, oito a menos que em 2022. Serão duas fases eliminatórias, ambas em jogo único, na casa do time melhor ranqueado na CBF. Outros 12 times já estão classificados para a fase de grupos, que começará no dia 22 de janeiro. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro.
Veja também