Nilton Almeida é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Vitória. Em reunião extraordinária realizada na noite da última quarta-feira, o advogado foi eleito por votação dos conselheiros do clube. O vice-presidente é o ex-delegado Luciano Patrício de Oliveira.
No pleito indireto, Nilton Almeida derrotou a chapa encabeçada por Vagner Reis por 61 votos a 30. Houve cinco abstenções.
Nilton Almeida, presidente do Conselho Deliberativo do Vitória — Foto: Arquivo pessoal
Missão de pacificar o clube
O mandato de Nilton Almeida e Luciano Patrício termina na segunda quinzena de dezembro. Em conversa com o ge, o novo mandatário afirmou que a principal missão da chapa vencedora é pacificar a instituição Esporte Clube Vitória.
– Nosso carro-chefe é pacificação. Ontem [quarta] mesmo tentamos de toda forma com a outra chapa, o candidato Vagner, tentamos muito fazer essa pacificação e trabalharmos juntos. Infelizmente, não foi possível. Mas acredito que iremos trabalhar, sim, em conjunto. […] A crise é do futebol, econômica e também institucional. Temos que nos unir para que o Vitória consiga sair dessa situação. Vamos nos dedicar agora para encontrar soluções.
Reforma do estatuto
O próximo passo do Conselho Deliberativo do Vitória, de acordo com o novo presidente, é a realização da Assembleia Geral Extraordinária deste sábado, que tem como pauta a reforma do estatuto do clube. A ideia é deixar o documento menos burocrático.
– Nós temos uma questão emergencial, que é a AGE no sábado, que vai votar a proposta de alteração do estatuto de acordo com a minuta que foi apresentada, em novembro de 2019. Estamos correndo contra o tempo para apresentar a emenda para atualizar o texto, porque foi criado lá atrás, na gestão de Ricardo David. […] Logo depois, vamos tentar colocar na pauta diversas denúncias que foram feitas pelo Conselho Fiscal para apreciação e para preparar o clube para as eleições de setembro. Agenda bastante cheia.
"Palavra de ordem é pacificar o clube e colocar as coisas nos devidos lugares, deixar o clube arrumado" – diz Nilton Almeida.
Sobre as denúncias mencionadas por Almeida, estão relacionadas à gestão Paulo Carneiro. Uma delas diz respeito aos aparelhos da academia do clube.
Eleições previstas para setembro
De acordo com o estatuto do Vitória, as eleições gerais acontecem até o décimo dia do mês de setembro. Serão eleitos o novo presidente e o novo vice do Conselho Diretor, além do novo Conselho Fiscal e do novo Conselho Deliberativo. O mandato dos eleitos neste pleito será iniciado em 2023 e terá três anos de duração.
A eleição de Nilton Almeida acontece após a renúncia de Cacau Menezes, que havia assumido a presidência do Conselho por poucos dias, após a destituição de Paulo Carneiro e consequente efetivação de Fábio Mota no cargo.
+ Paulo Carneiro é destituído do cargo de presidente do Vitória, após votação de sócios em AGE
+ Cacau Menezes volta atrás e renuncia à presidência do Conselho Deliberativo do Vitória
Antes do encaminhamento que colocou frente a frente as chapas encabeçadas por Nilton Almeida e Vagner Reis, a reunião extraordinária havia decidido pela eleição do presidente do Conselho no próprio encontro. A decisão teve 79 votos favoráveis, enquanto a opção da escolha de um novo nome para o cargo a partir de uma nova AGE recebeu 21 votos.
Veja também