Apesar dos elogios do técnico Dado Cavalcanti sobre a performance do Vitória no empate em 1 a 1 com o Bahia, na noite da última quarta-feira, a equipe segue sem vencer dentro do Barradão em 2022. Até aqui, o Rubro-Negro disputou três jogos no seu estádio (em um deles não era o mandante), com dois empates e uma derrota.
O aproveitamento de 22% do Vitória no Barradão em 2022 também pode ser explicado por algumas situações atípicas. No empate com o Juazeirense, na primeira partida disputada em casa, o Rubro-Negro sofreu com um surto de Covid-19 e não contou com sete jogadores. Depois, em compromisso que teve o Jacuipense como mandante, o time viu o zagueiro Mateus Moraes ser expulso aos três minutos e saiu derrotado.
+ Análise: empate em Ba-Vi escancara ideias, qualidades e limitações de Bahia e Vitória
+ Atuações do Vitória: Luidy brilha com golaço, e Guilherme Queiroz encara vaias ao perder pênalti
+ Vitória 1 x 1 Bahia: em clássico com posse de bola dividida, Rubro-Negro finaliza mais que o Tricolor
Dado Cavalcanti em ação contra o Bahia — Foto: Pietro Carpi /EC Vitória / Divulgação
A falta de triunfos em casa deixa o Vitória em situação pouco confortável no Campeonato Baiano, após quatro partidas disputadas. O Rubro-Negro está na 5ª posição, com quatro pontos, números que, normalmente, não preocupariam, não fosse o histórico recente do clube, eliminado na primeira fase nas três últimas edições do Baianão.
E o tempo livre para ajustes acontece em boa hora. Após empatar com o Bahia, o Vitória volta entrar em campo no dia 13 deste mês, contra o Vitória da Conquista, fora de casa. No Barradão, só joga no dia 27 deste mês, contra o Atlético de Alagoinhas.
Para o próximo compromisso, Dado ganha o retorno de Mateus Moraes. Em entrevista após o Ba-Vi, o treinador deixou claro como pretende aproveitar a agenda livre.
"Talvez esse seja um ponto a ser melhorado, ser mais agressivo, mais forte. Mas a tendência é que, com a evolução do jogo, a gente consiga resultados mais expressivos" – afirmou Dado.
Problema antigo
Os tropeços no Barradão não chegam a ser uma novidade para o torcedor do Vitória. Em 2021, o Rubro-Negro terminou a Série B como o terceiro pior mandante da competição nacional, com aproveitamento de apenas 39% dos pontos disputados em casa. Em 19 partidas no Santuário, o Leão só venceu cinco.
E por falar em 2021, uma rápida olhada na reta final do ano passado mostra que o jejum de vitórias no Barradão vai além dos três jogos desta temporada. O Rubro-Negro se despediu de 2021 com um empate que rendeu a eliminação na Pré-Copa do Nordeste e uma derrota no jogo que marcou o rebaixamento. Tudo no Barradão.
O último triunfo do Leão em casa aconteceu dia 14 de novembro, contra o Cruzeiro, pela 36ª rodada da Série B. David marcou duas vezes naquele 3 a 0 diante de cerca de 18 mil torcedores na arquibancada rubro-negra.
Veja também