A principal missão de Dado Cavalcanti no Vitória em 2022 é tirar o time da Série C do Campeonato Brasileiro. Para isso, o treinador vai precisar corrigir situações que foram decisivas para o rebaixamento no ano passado. Entre elas, a baixa produtividade do ataque rubro-negro, que se despediu da última temporada com a pior média de gols do século.
Dado Cavalcanti em treino do Vitória na Toca do Leão — Foto: Pietro Carpi / EC Vitória
Em 2021 foram apenas 66 gols marcados em 66 jogos disputados. Média de uma bola na rede por partida. Na prática, a temporada atual começou da mesma maneira, com dois gols marcados nos dois primeiros compromissos do ano.
Apesar da frieza dos números, Dado Cavalcanti garante que o cenário será diferente sob o comando dele.
"Acredito que conseguimos uma evolução nesse aspecto. E por essa evolução, surgiram muitas oportunidades de gol", avaliou Dado.
– A principal função de uma equipe como um todo, é levar a bola o mais limpa possível para o último terço. No último terço, as correções envolvem o coletivo, o individual, e também sequência de jogos, o entrosamento para saber qual o momento de fazer melhor o passe, saber quem é destro ou canhoto, saber se joga a bola no pé ou no ponto futuro – completou o treinador.
O treinador destacou que o time criou chances para fazer mais que dois gols nas últimas partidas, lamentou as oportunidades desperdiçadas, e revelou que o trabalho de finalização recebeu uma atenção especial nesta semana.
– Antes da finalização, o ajuste da última bola pode ser melhor. Isso sem esquecer a finalização, é claro. O último chute, a definição, que trabalhamos bem essa semana, com ajustes mais individuais – contou Dado.
Até agora os gols do Vitória em 2022 foram marcados por Eduardo (meio-campista) e Guilherme Queiroz (atacante). Guilherme é um dos 14 reforços já contratados para a temporada. Além dele, a diretoria buscou outros quatro atacantes no mercado de transferências.
- Guilherme Queiroz – atacante estava no Novorizontino;
- Erik – atacante que defendeu o CRB em 2021;
- Roberto – atacante de 35 anos que estava no Londrina;
- Luidy – atacante disputou última temporada pelo Confiança;
- Jefferson Renan – atacante que estava no Tombense;
Guilherme Queiroz comemora gol pelo Vitória — Foto: Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação
Em busca de mais gols na temporada, o Vitória volta a campo neste sábado, contra o Jacuipense, pela terceira rodada do Campeonato Baiano. A partida está marcada para às 16h (de Brasília), no Barradão, mas o mando de campo será do Leão do Sisal.
Veja também