Quatorze dias. Esse foi o tempo entre a primeira entrevista coletiva do presidente em exercício do Vitória, Fábio Mota, e esta sexta-feira. Na ocasião, o dirigente falou sobre o planejamento para 2022 . Nestes 14 dias, 12 jogadores foram contratados. Apesar de não ter anunciado ainda um técnico, que por muito pouco não foi Geninho, o Leão montou a base do elenco para a disputa da Terceira Divisão quase que em tempo recorde.
Presidente em exercício do Vitória, Fábio Mota fala sobre planejamento para 2022 — Foto: Rafael Teles
A velocidade nas contratações não aconteceu por capricho, mas por necessidade. O Vitória foi punido pela Fifa com a suspensão do registro de atletas em três janelas de transferência, a começar por 2022, por conta de dívidas com o Boca Juniors, referentes à compra do atacante Walter Bou. Mas havia um detalhe.
A punição começa em 2022, mas a CBF iniciou, nesta sexta, o recesso de fim de ano, e retoma os trabalhos somente no próximo ano. Assim, quando a entidade máxima do futebol brasileiro voltar à ativa, o Vitória não poderá mais registrar jogadores. A não ser, é claro, que consiga pagar ou negociar a dívida.
– Tem um dinheiro para entrar de Diego Rosa. É com esse dinheiro que a gente está planejando pagar o Boca ou pagar Walter Bou. Só que a gente não sabe quando é que entra esse recurso. Nosso departamento jurídico vem conversando, são valores que são altos, a gente depende de vender algum jogador para tentar solucionar isso – comentou Fábio Mota em entrevista nesta semana.
+ Ídolo, Wallace se torna “dor de cabeça” financeira para o Vitória na Série C
+ Fábrica de Talentos: Vitória usa 22 jogadores da base na temporada e promove sete estreias em 2021
Dos 12 contratados, o destaque é Jadson. Com 38 anos, o meia chega ao Vitória como o jogador mais experiente da equipe. Revelado pelo Athletico-PR, ele atuou por oito temporadas no futebol ucraniano. Em 2012, voltou ao Brasil para defender o São Paulo. Dois anos depois, foi negociado com o Corinthians em um troca pelo atacante Alexandre Pato. Neste ano, esteve no Avaí para a disputa da Série B.
Jadson, inclusive, é o jogador que mais destoa do perfil de contratação traçado pelo clube. Com a ajuda de Ricardo Silva e Geninho, ex-treinadores do clube, o Vitória elaborou e definiu a lista de reforços com a premissa de buscar atletas experientes e com histórico de acesso nas Séries C e B.
– Temos um elenco muito jovem, que é do clube, prata da casa. O perfil de contratação do Vitória são jogadores experientes, que já têm experiência na Série C, que tenham relação, jogado, adaptado à Série C, para que a gente possa mesclar esses jogadores experientes com a nossa juventude, para, assim, sairmos da Série C rápido e voltarmos para a Série B – ponderou o presidente em exercício no começo do mês.
Com esse pensamento, os 12 jogadores foram contratados após avaliação interna e dos dois treinadores que estavam ajudando a diretoria. São três laterais, dois zagueiros, um volante, um meia e cinco atacantes. O clube também renovou o contrato do atacante Dinei.
Saiba quem são os reforços do Vitória para a temporada 2022
- Guilherme Queiroz – atacante estava no Novorizontino;
- Éwerton Páscoa – zagueiro atuou pelo CRB nas últimas três temporadas;
- Alemão – lateral-direito de 31 anos atuou pelo Criciúma em 2021;
- Alisson Cassiano – zagueiro de 27 anos estava no ABC;
- Vicente – lateral atuou pelo Jacuipense em 2021;
- Salomão – lateral ex-Oeste fecha até fim da Série C;
- Erik – atacante que defendeu o CRB em 2021;
- Roberto – atacante de 35 anos que estava no Londrina;
- Pablo – volante do Fortaleza fecha com o clube;
- Luidy – atacante disputou última temporada pelo Confiança.
- Jadson – meia que estava no Avaí;
- Jefferson Renan – atacante que estava no Tombense.
Veja também