Melhores momentos de Vitória 0 x 1 Vila Nova, pela 38ª rodada da Série B 2021
É verdade que os resultados não colaboraram. Mesmo se vencesse, o Vitória não escaparia da Série C, já que o Remo empatou com o Confiança e o Londrina venceu o Vasco. Ainda assim, a postura do Vitória ao longo de toda a partida foi assustadora; a equipe entrou em campo com o espírito de rebaixada. No fim, foi castigada com um gol que decretou o triunfo do Vila Nova por 1 a 0 [confira os melhores momentos da partida no vídeo acima].
Antes de a bola rolar, a expectativa era de algo próximo ao que se viu contra o Cruzeiro. Um time com vontade, decidido e agressivo, que conseguiu fazer o resultado rapidamente.
A realidade se desenhou de uma forma completamente diferente. Os atletas, sobretudo os homens de frente, assistiram aos zagueiros do Vila trocar passes passivamente. Sem agredi-los. Sem tentar forçar o erro.
Foi inexplicável.
Tanto que o técnico Wagner Lopes berrou até onde deu. "Pressiona! Pressiona!", pedia insistentemente. Não adiantou.
Além do nervosismo imposto pela situação, o Vitória foi uma equipe fria, sem brio; incapaz de se inflamar com o apoio incondicional de sua torcida, que não parou de cantar.
Um final de temporada melancólico, mas condizente com o que foi demonstrado durante o ano inteiro.
Apatia inexplicável
Vitória perde para o Vila Nova e está rebaixado para a Série C — Foto: Jhony Pinho/AGIF
Antes mesmo dos dois gols do Londrina sobre o Vasco, resultado que rebaixaria o Vitória, os jogadores já demonstravam uma postura de apatia inexplicável para o momento vivido pelo clube.
Não havia espaço para criatividade ou jogadas trabalhadas. O Vitória se movia para frente de maneira atabalhoada, na base do “abafa”. A situação piorou após os gols do Londrina. O time já estava visivelmente desestabilizado.
Ao se lançar ao ataque desorganizadamente, a equipe deixava um buraco na defesa, que não foi aproveitado por incompetência do Vila Nova.
Derrota com a cara do Vitória
Mesmo precisando do resultado, o Vitória não conseguiu "virar a chave". Nervosismo e apatia se confundiram em uma sequência de chegadas desconexas ao ataque.
É emblemático que a melhor chance tenha sido criada justamente no momento de maior apoio da torcida. Os rubro-negros cantaram alto, o time foi no embalo, porém Marcinho desperdiçou a oportunidade [confira no vídeo abaixo].
Aos 13 min do 2º tempo – chute de dentro da área defendido de Marcinho do Vitória contra o Vila Nova
Mas é bom que se diga que o apoio não foi esporádico. A torcida do Vitória jogou junto o tempo inteiro. Quem foi ao Barradão foi para apoiar. Os únicos momentos de protesto aconteceram no intervalo e no apito final.
Que esse apoio permaneça em 2022, que será um ano difícil para o Rubro-Negro.
Veja também