As tabelas do Brasileirão séries A e B colocaram Cruzeiro e Atlético-MG para jogarem em datas próximas como mandantes, o que atingiu diretamente o gramado do Mineirão, ainda mais no inverno de Belo Horizonte. Para isso, o estádio resolveu pedir uma folga. E o jogo Cruzeiro x Vitória, na quarta, pela 17ª rodada, será transferido para o Independência.
A folga deixará o Mineirão com 12 dias de descanso para a recuperação do gramado. O campo de jogo chegou a despertar atenção da Conmebol, que, quando divulgou as datas e mandos de Atlético-MG x River Plate na Libertadores, deixou o Gigante como "a confirmar". E será confirmado, segundo apurou o ge.
O Gigante da Pampulha recebeu, pela última vez, a partida Galo x Athletico-PR, em 1º de agosto. Menos de 48 horas antes, o Cruzeiro empatou com o Londrina no estádio.
Estádio Mineirão — Foto: Fred Ribeiro
O Mineirão voltará a receber jogos antes da Libertadores, em 14 de agosto, quando o Atlético recebe o Palmeiras pela próxima rodada da Série A. Vale a liderança do torneio, que hoje está com o Galo após a vitória contra o Juventude.
O Cruzeiro não se opôs ao pedido da equipe técnica do Gigante para que o jogo diante do Vitória não ocorresse por lá. Algo que ajudou é que o clube celeste já iria jogar no Horto, na outra rodada da B, diante do Sampaio Correia, uma vez que a partida está agendada também para 14 de agosto, sábado que vem, quando há Galo x Palmeiras.
Uma parte do gramado do Mineirão foi prejudicada pelo fato de não haver incidência solar no setor norte do estádio, durante a estação mais fria do ano. Houve tentativa de cuidar da grama por meio de fotossíntese artificial. Mas a solução encontrada foi de tirar um jogo do calendário do estádio.
– Tentamos trabalhar contra o tempo e adversidades climáticas para não impactar nos jogos de nenhum dos times, mas precisamos priorizar a recuperação do gramado neste momento – afirmou Otávio Goes, gerente técnico do Mineirão.
Estádio Mineirão vazio — Foto: Rafael Farias
Só em julho, o Mineirão recebeu seis jogos do Atlético-MG e quatro partidas do Cruzeiro. O Galo, que costumava atuar no Independência, modificou sua casa de volta à Pampulha em 2020.
A falta de intervalos entre as temporadas (2020 e 2021), por causa da pandemia da Covid-19, foi outro fator fundamental para o gramado pedir ajuda.
– Precisamos tomar uma decisão visando a temporada completa. A pausa é fundamental para que o gramado esteja pronto para este segundo semestre de decisões e jogos importantes – disse Samuel Lloyd, diretor do Mineirão.
Veja também