A quatro rodadas do fim do primeiro turno, o Vitória precisa mais do que duplicar o seu aproveitamento para atingir a pontuação feita na Série B do ano passado. Após o empate diante do Avaí, no último fim de semana, a equipe de Ramon Menezes foi a 13 pontos e se manteve na 15ª posição.
Apesar de estar fora da zona do rebaixamento, o Rubro-Negro tem o mesmo número de pontos de Ponte Preta, Londrina e Cruzeiro, equipes que vêm logo atrás na tabela.
Vitória precisa de 66% de aproveitamento para igualar marca da temporada passada — Foto: Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação
Na temporada passada, o Vitória chegou à 15ª rodada com 18 pontos, ocupando a 15ª posição. Ao fim do turno, a equipe somava 21 pontos, em 14º.
Isso significa que, para atingir os mesmos 21 pontos do ano passado, o Leão precisaria somar mais oito nas próximas quatro rodadas.
Ou seja: conquistar três vitórias ou duas vitórias mais dois empates.
Se fizer isso, o Vitória alcançaria um desempenho de 66% nos últimos quatro jogos, o que, para os padrões do time, é um número fora da realidade. Em 15 rodadas, o aproveitamento rubro-negro na competição é de 28,9%.
Fazendo um recorte temporal, é possível observar como a situação do Rubro-Negro é delicada. Nos últimos dez jogos pela Segundona, a equipe conquistou apenas um triunfo. Foram cinco derrotas e outros quatro empates.
Sem tempo para descansar, o Vitória volta a campo já nesta terça-feira, desta vez para enfrentar o Grêmio, pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, em Porto Alegre.
No primeiro duelo, os gremistas venceram por 3 a 0. Para avançar, a equipe de Ramon precisa vencer por uma diferença de quatro gols; por três, leva a decisão para as penalidades. Lembrando que não há critério do gol marcado fora de casa.
Veja também