O desempenho ofensivo do Vitória virou motivo de dor de cabeça para o técnico Ramon Menezes. Em oito partidas realizadas pela Série B, o Rubro-Negro balançou as redes apenas cinco vezes. Na última quarta-feira, a equipe passou em branco na derrota para o Botafogo, no Rio de Janeiro. Foi o quinto jogo sem conseguir marcar na competição.
Os cinco gols anotados colocam o Vitória como dono de um dos piores ataques da Série B. Somente o Remo, que balançou as redes quatro vezes, tem desempenho pior. O melhor ataque da Segunda Divisão pertence ao Cruzeiro, que tem 13 gols, quase o triplo do Rubro-Negro baiano.
Vitória tem cinco gols em oito jogos realizados pela Série B — Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória
Para tentar corrigir o problema, Ramon Menezes tem promovido mudanças no setor ofensivo. David, Guilherme Santos e Ygor Catatau já ganharam chances com o treinador. Contra o Botafogo, a aposta foi em um ataque formado por Dinei e Ronan, que ainda não haviam atuado juntos como titulares.
A escolha por uma formação tática mais conservadora nos jogos fora de casa ajuda a explicar a falta de gols. Longe de Salvador, Ramon Menezes monta o Vitória com três zagueiros, o que faz o time, em alguns momentos da partida, ter uma linha de cinco na defesa e deixar o ataque menos povoado. Sob o comando do treinador, o Rubro-Negro não marcou como visitante na Série B.
A qualidade das finalizações é outra questão que justifica a baixa produção do ataque. O Vitória é um time que costuma criar muitas chances de gol, mas tem um aproveitamento muito baixo.
Outro fator é a queda de rendimento de jogadores que estavam em alta no início da temporada. Artilheiro do time em 2021, Samuel entrou em campo sete vezes na Série B e não conseguiu balançar as redes. David atuou em todas as oito partidas do Rubro-Negro na competição e fez apenas um gol, contra o Brusque, partida em que o Vitória marcou três dos cinco gols que possui na Segunda Divisão.
Na busca por uma evolução, o Vitória terá pela frente um adversário que está em boa fase e tem uma das melhores defesas da Série B. No sábado, às 21h30 (de Brasília), o Rubro-Negro encara o Goiás, no Barradão. O Esmeraldino é o 3º colocado da Série B e sofreu apenas três gols, desempenho inferior apenas ao do Sampaio Corrêa, que foi vazado duas vezes.
Veja também