O Vitória entra em campo neste sábado, às 16h (de Brasília), para encarar a partida que, por enquanto, pode ser considerada a mais importante da temporada. No Castelão, em Fortaleza, o Rubro-Negro enfrenta o Ceará, pela semifinal da Copa do Nordeste. A classificação será decidida em jogo único. A equipe que vencer avançará em busca da taça. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis.
Para o Vitória, voltar a disputar a final da Copa do Nordeste representará o fim de um hiato que supera uma década. A última vez que a equipe baiana esteve na decisão do regional foi em 2010, quando bateu o ABC na final e conquistou o quarto título da competição.
Vitória encara o Ceará neste sábado para tentar voltar a disputar a final da Copa do Nordeste — Foto: Pietro Carpi/ECV
É preciso destacar que a Copa do Nordeste não foi disputada em 2011 e 2012. Em 2013, o regional voltou a ser realizado, reformulado e com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com essa nova fase da competição, o máximo que o Vitória conseguiu foi chegar nas semifinais em 2015, quando foi eliminado pelo Ceará, e 2017, ano em que deixou o torneio para o Bahia.
E para chegar na final, o Vitória terá justamente pela frente um algoz. O Ceará foi o responsável por eliminar o time baiano nas quartas de final da última edição do regional. Em 2020, o Vozão também derrubou o Rubro-Negro na Copa do Brasil.
O Vozão foi ainda o time que eliminou o Rubro-Negro nas quartas de final em 2013 e 2014, além de 2015, quando bateu o time baiano na semifinal. Neste ano, o Ceará se encarregou de impor ao Vitória a primeira derrota da temporada. No início de março, o Alvinegro atuou com uma formação reserva e venceu a equipe comandada por Rodrigo Chagas por 3 a 1.
Para o jogo deste sábado, o treinador rubro-negro não poderá estar no banco de reservas. Ele cumpre suspensão pelo terceiro amarelo, o que deixará o comando da equipe sob responsabilidade do auxiliar Flávio Tanajura. O time também terá ausências. O zagueiro Marcelo Alves passará por cirurgia no joelho, enquanto o volante Gabriel Bispo está suspenso.
A tendência é que o Vitória entre em campo com Ronaldo; Raul Prata, João Victor, Wallace e Pedrinho (Roberto); João Pedro, Cedric (Maykon Douglas) e Eduardo; David, Vico (Ygor Catatau) e Samuel.
O jogo
Ceará x Vitória, semifinal da Copa do Nordeste;
Onde: Castelão, Fortaleza;
Quando: sábado, 24 de abril, ás 16h (de Brasília);
Provável time do Vitória: Ronaldo; Raul Prata, João Victor, Wallace e Pedrinho (Roberto); João Pedro, Cedric (Maykon Douglas) e Eduardo; David, Vico (Ygor Catatau) e Samuel;
Desfalques do Vitória: Lucas Arcanjo, Guilherme Rend, Marcelo Alves, Fernando Neto e Cedric (machucados), Gabriel Bispo e Rodrigo Chagas (suspensos);
Pendurados do Vitória: Marcelo Alves;
Arbitragem: Zandick Gondim Alves Junior apita a partida. Ele será auxiliado por Vinicius Melo de Lima e Francisco de Assis da Hora. O trio é do Rio Grande do Norte. Wagner Reway será o responsável pelo VAR.