O volante Gabriel Bispo se tornou uma das referências do meio-campo do Vitória. Porém, não estará disponível para o time em um momento decisivo. No sábado, ele cumprirá suspensão pelo terceiro amarelo e não poderá ser utilizado na partida contra o Ceará, marcada para 16h (de Brasília), no Castelão, pela semifinal da Copa do Nordeste.
+ Veja mais notícias sobre o Vitória
+ Confira a tabela da Copa do Nordeste
+ Marcelo Alves passará por cirurgia e ficará um mês afastado; Alisson Farias e Pedrinho viajam
Gabriel Bispo atuou em oito partidas da Copa do Nordeste. A única vez em que o volante desfalcou a equipe no regional foi na vitória sobre o Treze, na última rodada da primeira fase. Na época, ele cumpriu suspensão pela expulsão contra o Confiança.
Volante Gabriel Bispo em treino do Vitória — Foto: Pietro Carpi/ECV
A ausência de Gabriel Bispo abre uma lacuna no meio-campo do Vitória e ocorre no pior momento possível. Dos reservas para a posição, apenas João Pedro não tem qualquer impedimento para entrar em campo. No início da semana, Guilherme Rend voltou a se queixar de um problema muscular, enquanto Cedric sentiu dores no tornozelo e virou dúvida para o jogo contra o Ceará.
Caso Cedric não possa entrar em campo, o Vitória poderá ter Eduardo recuado para jogar como segundo volante. A formação foi utilizada no empate com o Juazeirense, quando o time conseguiu ter bom volume de jogo no primeiro tempo, mas deixou o ritmo cair na segunda etapa.
O time rubro-negro também pode ter uma solução mais conservadora com a escalação de Maykon Douglas ao lado de João Pedro. Porém, o volante não foi utilizado nas últimas partidas, nem mesmo no Campeonato Baiano, quando o Vitória foi montado com uma equipe alternativa.
A última vez que Maykon Douglas atuou foi na vitória sobre o Rio Branco, pela segunda fase da Copa do Brasil. Curiosamente, ele entrou justamente na vaga de Gabriel Bispo.
Para o jogo contra o Ceará, Rodrigo Chagas também terá um desfalque no sistema defensivo. Marcelo Alves passará por uma cirurgia no joelho e ficará fora de ação por aproximadamente um mês. Alisson Farias sentiu um desconforto muscular na coxa, mas foi relacionado. Ele é tratado como dúvida para a partida do fim de semana.
A vaga para a final da Copa do Nordeste será decidida em partida única. A equipe que vencer o duelo deste sábado avançará na competição. Em caso de empate, a decisão se dará em disputa de pênaltis.