O atual formato da Copa do Brasil proporciona que equipes de tradição do futebol brasileiro se despeçam com apenas uma partida realizada. No ano passado, Bahia, Coritiba e Sport, que estavam na Série A, foram eliminados logo na primeira fase. O trio serve de exemplo para o Vitória sobre os riscos da competição. Nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), o Rubro-Negro estreia no torneio diante do Águia Negra, no Ninho da Águia, em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul.
O próprio Vitória conhece bem o sabor amargo de deixar a Copa do Brasil ainda na primeira fase. Em 2019, o Rubro-Negro foi eliminado pelo Moto Club após ser derrotado por 2 a 0 no Maranhão. Vico ainda não estava no clube baiano, mas isso não significa que ele ignore a ameaça de uma saída precoce da competição.
– É um jogo que não permite vacilos, de detalhes. Estar atento do primeiro ao último minuto, estar focado, colocar nossa intensidade.
Pelo regulamento da Copa do Brasil, a primeira fase conta com apenas uma partida ente as equipes. A equipe visitante joga pelo empate ou vitória para conseguir a classificação. Definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como integrante do Grupo 3, o Vitória recebe R$ 560 mil por enfrentar o Águia Negra. Se garantir a vaga, o Rubro-Negro receberá mais R$ 675 mil.
Com valores consideráveis em jogo, o elenco do Vitória fez o dever de casa e estudou o Águia Negra-MS, adversário que o time baiano nunca teve pela frente.
Atacante Vico em treino do Vitória — Foto: Letícia Martins/ECV
– Hoje conseguimos estudar um pouco do adversário. A gente está indo com o intuito, sempre como a gente faz, dentro ou fora de casa, de buscar o resultado, impor o nosso jogo. Nesse jogo não vai ser diferente. Não é muito em cima da equipe, mas impor nosso futebol.
O Vitória encara o Águia Negra após sofrer uma derrota para o Ceará na Copa do Nordeste. A equipe baiana, até então, estava invicta, mas sem grandes atuações. Questionado se a ansiedade era um dos fatores que atrapalhavam a equipe, Vico negou e pregou que o grupo está totalmente concentrado para a partida desta terça-feira.
– Creio que ansiedade não condiz muito. O jogo é no detalhe. O Ceará foi detalhista, chegou três vezes, teve três grandes chances e aproveitou. A gente chegou mais vezes que eles, mas não tivemos aproveitamento. O jogo da Copa do Brasil é mais delicado, que é um jogo só de ida. A gente tem que estar esperto para quando chegar, matar e voltar com o resultado positivo de lá – finalizou.
A tendência é que o Vitória tenha em campo uma equipe mais ofensiva do que aquela que iniciou o jogo contra o Ceará. O técnico Rodrigo Chagas deve escalar o Rubro-Negro com Yuri; Van, Wallace, João Victor e Pedrinho (Leocovick); Gabriel Bispo, Fernando Neto e Soares; David, Vico e Samuel.
Confira outras declarações de Vico:
Prefere jogar pelo meio ou na ponta?
– Gosto de jogar entre os 11. Estar dentro de campo é o que importa, tanto por dentro quanto por fora. Consigo ajudar a equipe em ambas as posições.
O que espera dos reforços?
– Logo quando a gente se apresentou, foi uma questão que frisei bastante, que a gente precisava de alguns reforços. Chegaram nomes importantes, que já têm algum nome no mercado. Creio que são atletas que vão nos ajudar muito, nos ajudar a subir para a Série A. Tive oportunidade de jogar contra alguns deles. São grandes atletas.