A Série B de 2020 tem ar de deja vu para Vitória e Figueirense. As duas equipes brigam ponto a ponto contra o rebaixamento, situação que também ocorreu em 2019, quando o Rubro-Negro e o Figueira entraram na reta final da competição sob risco de cair de divisão.
O Vitória é, atualmente, o primeiro time fora do Z-4, com 37 pontos, um a mais que o Figueirense, que abre a zona de rebaixamento. Segundo o site infobola, do matemático Tristão Garcia, a equipe baiana tem 42% de risco de queda, enquanto o Figueira aparece com 58%.
Vitória é o primeiro time fora do Z-4 da Série B — Foto: Divulgação / EC Vitória
No ano passado, a situação do Vitória era um pouco melhor. O Rubro-Negro entrou na 34ª rodada com 40 pontos, seis a mais que o Figueirense, que, assim como hoje, abria o Z-4. A salvação do Figueira e do time baiano só ocorreu na 37ª rodada. Vila Nova, Criciúma, São Bento e Londrina foram as equipes rebaixadas naquele ano.
No Z-4, Figueira tem um clássico contra a Chapecoense pela frente — Foto: Patrick Floriani/FFC
Na Série B de 2020, Vitória e Figueirense devem lutar ponto a ponto contra o rebaixamento nas cinco rodadas que restam em disputa. Outra equipe que aparece próxima ao Z-4 é o Náutico, que venceu o Paraná na rodada passada e tem 38 pontos, na 15ª colocação. O Timbu tem 16% de risco de queda de divisão, segundo o Infobola.
Reta final da Série B
- Vitória: Avaí (f), Chapecoense (c), Guarani (f), Botafogo-SP (c) e Brasil de Pelotas (f)
- Figueirense: Chapecoense (f), Brasil de Pelotas (c), CRB (f), Juventude (f) e Ponte Preta (c)
Em busca de deixar a zona de rebaixamento, o Figueirense visita a Chapecoense no clássico catarinense marcado para esta terça-feira, às 21h (de Brasília), na Arena Condá. O Vitória entra em campo na quarta-feira, às 19h, para enfrentar o Avaí, na Ressacada.
Até o fim da Série B, o Vitória também terá pela frente Chapecoense, Guarani, Botafogo-SP e Brasil de Pelotas, com dois jogos fora e dois em casa. O Figueirense, por sua vez, encara o Brasil de Pelotas, CRB, Juventude e Ponte Preta, com dois jogos como mandante e dois como visitante.