O Vitória vive situação delicada na Série B e terá pela frente adversários difíceis nas próximas rodadas. Na 15ª posição, com 37 pontos, o Rubro-Negro visita o líder América-MG no próximo sábado e, na sequência, visita o Avaí, que briga pelo G-4, e recebe o vice-líder Chapecoense no Barradão. A sequência poderia ser encarada como assustadora pela situação da equipe baiana, que tenta se afastar do Z-4, mas o atacante Vico vê os jogos com otimismo.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, Vico afirmou que o Vitória teve boas atuações contra as equipes que estão no topo da tabela. Recentemente, o Rubro-Negro bateu o Juventude, que ocupa a 3ª posição, pelo placar de 1 a 0, em jogo realizado no Barradão. Para ter um bom resultado contra o América-MG, o atacante rubro-negro destaca que o time encara a partida do próximo sábado como uma final.
Vico confia em um bom resultado contra o América-MG — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação
– Não só contra o América-MG, mas todos os jogos são uma final. Vamos enfrentar, para mim, o melhor time da Série B, que vem de bons jogos, não só na Série B como na Copa do Brasil. Duas equipes que vão brigar pelo resultado positivo. Tenho certeza que vai ser jogo importante, decisivo. O Vitória, contra equipes grandes, sempre se mostrou adversário difícil. Tenho certeza que vai ser um jogo muito produtivo para ambos os lados – disse Vico.
No primeiro turno, a sequência de jogos que se aproxima não foi favorável ao Vitória. Contra América-MG, Avaí e Chapecoense, o Rubro-Negro conquistou apenas um ponto. O histórico é ruim, mas não o suficiente para abalar a confiança de Vico.
– Isso não quer dizer nada, se ganhou ou não desses adversários na primeira fase. São novos jogos e novas mentalidades. Então, o grupo está muito fechado, não está aceitando essa situação, quer mudar e tirar o Vitória dessa situação. É estar focado e prestativo no próximo jogo, que se tiver uma bola vai ter que matar.
Apesar da confiança de Vico, torcer contra os rivais será importante para o Vitória. Na última rodada, o empate em 1 a 1 com o Operário-PR foi minimizado pelos tropeços dos adversários diretos na briga contra o Z-4. Náutico, Fortaleza e Paraná, que estão atrás do Rubro-Negro, também não conseguiram vencer.
Vico reconhece que secar as equipes do Z-4 é importante, mas o Vitória precisa vencer para não necessitar, a cada rodada, torcer contra os rivais.
– Nos ajuda muito, tanto a vitória do Confiança quanto o empate. Mas depende só da gente. Não gosto de ficar torcendo contra outros times. Gosto de chegar dentro de campo e fazer o meu papel. Isso é o mais importante: depender só da gente. Entrar no próximo jogo com cabeça transformada, atitude de querer mudar o jogo e sair dessa situação.
Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Vitória tem 35% de risco de rebaixamento para a Série C. Vico espera por um resultado positivo no sábado para tranquilizar a situação na Toca do Leão e reduzir a ameaça provocada pelo Z-4.
– O grupo está com o mesmo pensamento. Ninguém está feliz por estar nessa situação. A gente entende um pouco dessa revolta da torcida, é compreensivo. Não era o ano que esperava. Esperava hoje dar uma entrevista dizendo que a gente estava brigando pelo título. É aceitar a situação e briga para manter o Vitória na Série B – concluiu.
A partida entre Vitória e América-MG está marcada para sábado, às 19h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.