As eliminações na Copa do Nordeste e no Campeonato Baiano, ocorridas no último fim de semana, abriram para o Vitória uma janela de duas semanas sem jogos até o início da Série B. Pelos próximos dez dias, o elenco comandado por Bruno Pivetti se dedicará exclusivamente aos treinos com a missão de subir de produção para não repetir os tropeços recentes na Segunda Divisão, principal competição da temporada.
Sem jogos pelos próximos dias, o Vitória se junta a outras quatro equipes que, até este momento, só entrarão em campo pela Série B. Além do Rubro-Negro, Cuiabá, Oeste, Paraná e Operário estão sem partidas oficiais previstas até o dia 8 de agosto, data de abertura da Segundona.
Dos clubes sem jogos nos próximos dias, o Cuiabá é o que está há mais tempo sem atuar. Com o Campeonato Mato-Grossense suspenso, o time se apresentou em junho e iniciou a preparação para a Série B. Desde então, não atuou em partidas oficiais. De olho na Segunda Divisão, o Dourado agendou amistosos contra times da elite do futebol nacional. Na quarta, encara o Atlético-GO e no sábado, o Goiás.
Elenco do Vitória ficará duas semanas sem jogos até o início da Série B — Foto: Letícia Martins/E.C. Vitória
Paraná e Operário entraram em campo pela última vez no meio da semana passada, quando foram eliminados nas quartas de final do Campeonato Paranaense. Já o Oeste, rebaixado no Campeonato Paulista, foi derrotado pelo Corinthians no domingo.
Para o Vitória, além de dar mais uma oportunidade para Pivetti promover ajustes na equipe, o intervalo sem jogos proporcionará a chance de entrosar atletas recém-chegados. Contratado junto ao Guarani, Mateusinho chegou em uma semana e atuou, em sequência, por três jogos. Na última segunda-feira, o Rubro-Negro anunciou a contratação do meia Marcelinho, que estava na Bulgária desde 2011.
Outro fator importante para o time baiano será a recuperação de jogadores machucados. O atacante Vico e o zagueiro Gabriel Furtado ficaram no departamento médico nesta terça-feira. Existe a expectativa de que os dois possam estar à disposição para o início da Segunda Divisão.
A estreia do Vitória na Série B está marcada para o dia 8 de agosto, às 19h (de Brasília), contra o Sampaio Corrêa, no Barradão, em Salvador.
Calendário dos clubes da Série B
- América-MG – Classificado para as semifinais do Mineiro, tem pelo menos mais três partidas garantidas até o início da Série B. Enfrenta o URT nesta quarta-feira.
- Avaí – Enfrenta a Chapecoense pelas quartas de final do Catarinense na quinta-feira. Foi derrotado por 2 a 0 no jogo de ida.
- Botafogo-SP – Visita o Novorizontino nesta quarta-feira na briga pelo troféu do interior do Campeonato Paulista 2020.
- Brasil de Pelotas – Lanterna do Grupo B do Campeonato Gaúcho, encara o São Luiz na quarta-feira.
- CRB – Tem mais duas partidas pela primeira fase do regional, sendo uma delas um clássico contra o CSA. Pode garantir vaga na semifinal do estadual. Enfrenta o Coruripe nesta quarta-feira.
- CSA – Tem mais duas partidas pela primeira fase do regional, sendo uma delas um clássico contra o CRB. Pode garantir vaga na semifinal do estadual. Encara o ASA de Arapiraca nesta quarta-feira.
- Chapecoense – Enfrenta o Avaí pelas quartas de final do Catarinense na próxima quinta-feira. Venceu o jogo de ida por 2 a 0.
- Confiança – Está nas semifinais da Copa do Nordeste, com jogo contra o Bahia marcado para quinta-feira. Ainda tem quatro partidas pelo quadrangular final do Campeonato Sergipano.
- Cruzeiro – Enfrenta o Caldense nesta quarta-feira em busca de uma vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro.
- Cuiabá – Com o Campeonato Mato-Grossense suspenso, se apresentou em junho e, desde então, se prepara para a Série B.
- Figueirense – Enfrenta o Juventus-SC nesta quarta-feira pelas quartas de final do Campeonato Catarinense. Venceu o jogo de ida por 2 a 1.
- Guarani – Recebe o Ituano nesta quarta-feira na briga pelo trofeu do interior do Campeonato Paulista 2020.
- Juventude – Enfrenta o Esportivo nesta quarta-feira em busca de uma vaga nas semifinais do Campeonato Gaúcho.
- Náutico – Visita o Santa Cruz nesta quarta-feira, pelas semifinais do Campeonato Pernambucano.
- Oeste – Rebaixado no Campeonato Paulista, só volta a jogar no dia 9 de agosto, pela Série B.
- Operário – Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense, só volta a jogar na Série B.
- Paraná – Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense, só volta a jogar na Série B.
- Ponte Preta – Enfrenta o Santos na quinta-feira nas quartas de final do Campeonato Paulista.
- Sampaio Corrêa – Tem duas rodadas pela primeira fase do Campeonato Maranhense até o início da Segunda Divisão. No sábado, encara o Imperatriz.