A CBF recebeu a aprovação da Fifa para as novas diretrizes da janela de transferência do futebol brasileiro. Serão divididos em dois períodos, como anteriormente previsto, mas com pequenos ajustes nas datas. A primeira abertura se inicia na próxima segunda-feira (20 de julho) e vai até 10 de agosto.
O segundo período vai de 13 de outubro a 9 de novembro. Serão dois períodos com permissão para os clubes brasileiros contratarem e registrarem atletas do futebol do exterior. Ao todo, 48 dias em duas etapas. Antes da pandemia, a data fechada era de 1° a 31 de julho.
CBF cobre a sede com homenagem aos campeões mundiais de 1970 — Foto: Fernando Torres / CBF
A CBF divulgou na semana passada as seguintes datas, de 20 de julho a 9 de agosto, na primeira janela, e de 9 de outubro a 9 de novembro. Nesta sexta-feira, a Fifa publicou as novas janelas e confirmou estes ajustes para 20 de julho a 10 de agosto (uma segunda-feira, que era um pleito dos clubes para últimos registros) e 13 de outubro a 9 de novembro.
Confira um trecho da nota da CBF:
"A primeira janela representa um complemento ao período que foi aberto no início do ano e acabou prejudicado pelos efeitos do coronavírus. Já a segunda etapa, entre outubro e novembro, é uma remarcação daquela que estava, anteriormente, agendada para o meio do ano.
No mês passado, a FIFA havia autorizado a CBF a elaborar uma solução excepcional para as janelas de transferência e, após uma reunião com os clubes na última segunda-feira, foi confeccionado um calendário e enviado para chancela da entidade máxima do futebol."