O capitão Titi levantou a taça com o formato do Elevador Lacerda no Baiano de 2012 — Foto: Foto: Angelo Pontes / Agência Estado
Não foi uma grande campanha, não foi com uma vitória marcante, mas a final do Campeonato Baiano de 2012 está marcada na história do Bahia. Depois de longos dez anos sem conquistar um título, o Tricolor voltou a levantar um troféu. A equipe de Paulo Roberto Falcão fez valer a vantagem da melhor campanha e, com um empate em 3 a 3, superou o rival Vitória na final. O jogo será retransmitido neste domingo para o torcedor baiano pela TV Bahia e pelo GloboEsporte.com às 16h.
O Bahia chegou àquela decisão com a melhor campanha da primeira fase. Aliás, a melhor campanha do clube em anos no Campeonato Baiano.Após o começo oscilante com Joel Santana, o Tricolor embalou com a chegada de Paulo Roberto Falcão. Tanto é que depois de 18 anos a equipe foi para a decisão com a vantagem. Melhor campanha da primeira fase, fez nove pontos a mais que o maior rival e terminou a competição com o melhor ataque do Baiano.
No jogo final, foram seis gols e muita emoção em Pituaçu. O Bahia ficou atrá do placar por duas vezes. O Tricolor jogava por um empate, mas viu o Vitória abrir o placar logo aos quatro minutos com Neto Baiano. O empate aconteceu com Fahel e a virada com Gabriel ainda no primeiro tempo.
Na segunda etapa, resultado da força ofensiva do Vitória. Dinei e Neto Baiano balançaram as redes e recolocaram o Leão à frente do placar. Mas Diones, após bola levantada na área por Gabriel, fez o gol de empate do Bahia. O gol do título.
O Bahia jogou, naquela decisão, com a seguinte escalação: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Gerley; Diones, Fabinho (Lulinha), Fahel (Morais) e Hélder; Gabriel (Vander) e Souza.
Os gols de Bahia 3 x 3 Vitória pela final do Campeonato Baiano