Reintegrado ao elenco principal, Léo Ceará é um dos atletas do grupo com experiência em Ba-Vi's — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação
Os clássicos costumam ter tratamento diferenciado no futebol. A rivalidade transforma as rotinas dos clubes, que optam pelo fechamento dos treinos e por não divulgar escalações. No Vitória, a preparação para o Ba-Vi deste sábado, o primeiro da temporada, foi cercada de segredos. Chance para a maior parte do elenco vivenciar a aura de um Ba-Vi pela primeira vez na carreira.
Do grupo à disposição de Geninho para o jogo deste fim de semana, somente Ronaldo, Rodrigo Andrade e Léo Ceará já disputaram um Ba-Vi como atletas profissionais. Como o grupo rubro-negro passou por reformulação após o término da Série B, muitos jogadores chegaram de fora do estado. Outros subiram das categorias de base ou do time de aspirantes e nunca atuaram em um clássico pela equipe principal.
Ronaldo e Léo Ceará atuaram no Ba-Vi válido pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2018, que terminou empatado em 2 a 2, com dois gols do atacante rubro-negro. A dupla também jogou nos dois clássicos disputados na última temporada. Já o volante Rodrigo Andrade participou apenas do primeiro Ba-Vi do ano passado, em que as equipes empataram em 1 a 1.
O técnico Geninho abordou a falta de experiência da maior parte do grupo no Ba-Vi. Para o treinador, as características que cercam a partida são parecidas com clássicos realizados em outros estados, o que pode ajudar na ambientação e preparação do grupo.
– Situação diferente para alguns jogadores. Mas acho que a maioria já disputou algum clássico e sabe a importância de um jogo desse. Ninguém pode negar que um clássico tem conotação diferente. Vale os mesmos pontos, mas a conotação, em termos de qualidade, motivação, é diferente. Faz desse jogo um jogo diferente – comentou o treinador.
Para o clássico deste sábado, Geninho deve montar o Vitória com Ronaldo; Van, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Fernando Neto e Gerson Magrão; Alisson Farias, Vico (Léo Ceará) e Junior Viçosa. O treinador não conta com Martín Rodríguez, Ruan Levine, Felipe Garcia, Rodrigo Carioca e Jordy Caicedo, machucados. Porém, ele terá à disposição o volante Jean, contratado por empréstimo junto ao Corinthians e regularizado nesta semana.