Figueiredo tem 17 anos e foi titular na estreia do Vitória no Campeonato Baiano — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação
Embora o Vitória tenha decidido disputar o Campeonato Baiano com uma equipe de aspirantes e aproveitar mais os jogadores formados na base do clube, a escalação do volante Figueiredo, na estreia do time na última quarta-feira, contra o Jacobina, surpreendeu. Com apenas 17 anos, portanto o atleta mais jovem de todo elenco rubro-negro, ganhou a posição do então titular Renzo e iniciou pela primeira vez uma competição profissional pelo clube.
Formado nas categorias de base do Vitória, João Victor Figueiredo Martins, o Figueiredo, é natural de Salvador e considerado uma "joia do clube". O volante deu um salto do time sub-17 diretamente para a equipe de aspirantes, sem passar pelo elenco do sub-20.
Apesar de ser volante, Figueiredo foi artilheiro do Campeonato Baiano sub-17 de 2019, quando marcou 10 gols na campanha que levou o Vitória ao vice-campeonato. Ele tem contrato com o clube até dezembro de 2021.
E a estreia de Figueiredo pelo time de aspirantes do Vitória rendeu elogios do técnico Agnaldo Liz. Após a partida, que terminou com triunfo do Vitória por 1 a 0, o treinador destacou a maturidade do “gigante” volante.
– A gente coloca sem medo. Atleta de 17 anos, mas um gigante. Parece um atleta muito experiente. Conquistou o espaço dele. A gente viu e oportunizou. Vai ser normal com os atletas daqui para frente. Iniciar com a confiança, com a vitória, a confiança do torcedor. Esse é o nosso objetivo, jogar para o torcedor. Essa que vai ser a tônica de nosso trabalho – disse Agnaldo Liz após a partida.
Feliz com os elogios, Figueiredo também aprovou o desempenho na estreia.
– Achei que foi uma ótima estreia, mas sempre podemos melhorar. Fiquei muito tranquilo depois do aquecimento e com o apoio dos companheiros e da comissão. […] Pude fazer uma boa partida. Entrei muito concentrado em ajudar o Vitória durante todo jogo, o mais importante era sair com os três pontos, e conseguimos isso.
– Eu fiquei muito feliz com os elogios que recebi, é um sinal que eu agradei meus companheiros e a comissão técnica. Vou batalhar ainda mais para poder fazer história nesse clube – continua o volante.
Figueiredo pode ter nova oportunidade de entrar em campo pelo Vitória neste domingo, quando o Rubro-Negro encara o Fluminense de Feira, pela segunda rodada do Baianão. O jogo está marcado para as 16h (horário de Brasília), no Joia da Princesa, em Feira de Santana.