Caíque Souza em jogo-treino do Vitória contra o Jacuipense — Foto: Letícia Martins / Divulgação / EC Vitória
O Vitória estreia na temporada 2020 nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Jacobina, no Barradão, pela primeira rodada do Campeonato Baiano 2020. Porém, o torcedor que espera ver reforços como Gérson Magrão, Alisson Farias e Fernando Neto precisará esperar um pouco mais, já que a diretoria rubro-negra optou por disputar o estadual com o elenco sub-23.
Comandado por Agnaldo Liz, o grupo de aspirantes é repleto de atletas formados na Toca do Leão. Da equipe titular, apenas Dedé, Nuno, Gabriel Bispo e Renzo não foram criados dentro do clube. Lucas Arcanjo, Welisson, Gabriel Gomes, Nickson, Caíque Souza, Gabriel Santiago e Eron são os pratas da casa da equipe sub-23.
Para disputar o Baianão, o grupo de aspirantes se apresentou no início de janeiro, juntamente com o elenco profissional, e disputou dois jogos-treinos. O primeiro foi contra o Jacuipense e terminou com um triunfo por 3 a 1, com gols de Caíque Souza, Eron e Ruan Café. No segundo amistoso, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Atlético de Alagoinhas, em Alagoinhas, pelo placar de 1 a 0.
Escalação do Vitória contra o Jacobina — Foto: GloboEsporte.com
Nos dois jogos, a base do time titular do Vitória contou com Lucas Arcanjo; Welisson, Dedé, Nuno e Gabriel Gomes (Leocovick); Gabriel Bispo, Renzo e Nickson; Caíque Souza, Gabriel Santiago e Eron.
Com uma entorse no tornozelo, o atacante Caio Cézar foi vetado para a partida desta noite. Ele se machucou no treino da última segunda-feira. Ruan Levine treina com o profissional e também não tem presença garantida.
No início do mês, Agnaldo Liz destacou que o time formado em maioria por atletas desenvolvidos na Toca do Leão terá a missão de resgatar as principais características do clube.
– Vai ser uma nova era do Esporte Clube Vitória. Hoje a gente não disputa o estadual começando com o sub-23 e depois entra o time principal para as finais. Não, a gente vai disputar do início ao fim. (…) Minha característica é jogar com o DNA do clube, jogar para vencer sempre. Voltar a encantar o torcedor, jogar com futebol bem jogado, bem disputado. Venho de uma região de Santa Catarina que a raça e a determinação está embutida dentro do DNA. A gente vai jogar um futebol ofensivo e um futebol que vai encantar o torcedor.
O Sub-23 do Vitória parou nas semifinais no último Brasileiro de Aspirantes. Na época comandada por João Burse, a equipe caiu para o Grêmio. Em 2018, também caiu na semi, só que para o Internacional.
O jogo
Vitória x Jacobina, 1ª rodada do Campeonato Baiano 2020;
Horário: 19h30 (de Brasília);
Local: Barradão, Salvador;
Time provável: Lucas Arcanjo; Welisson, Dedé, Nuno e Gabriel Gomes (Leocovick); Gabriel Bispo, Renzo e Nickson; Caíque Souza, Gabriel Santiago e Eron.
Arbitragem: Reinaldo Silva Santana é o árbitro do jogo, auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Daniella Coutinho Pinto.