Torcedores escolheram jogadores para compor a barca do Vitória em 2019 — Foto: GloboEsporte.com
O Vitória não fez uma boa Série B em 2019, e o torcedor rubro-negro aproveitou para eleger as peças que não devem permanecer na Toca do Leão em 2020. Capa, Baraka, Ruy e Marciel foram os principais indicados pela torcida baiana na barca rubro-negra. Os quatro tinham contrato até o fim deste ano e não tiveram os vínculos renovados.
Capa foi o líder da barca, com 1115 votos. O lateral-esquerdo disputou 23 jogos pelo Vitória e sofreu com as críticas da torcida ao longo de 2019, principalmente pelas falhas defensivas. Baraka foi o segundo mais votado, com 1012 indicações. Já o terceiro lugar ficou com Ruy, votado por 965 torcedores.
Jogadores de maior votação na barca do Vitória — Foto: GloboEsporte.com
Dos primeiros cinco colocados, Anselmo Ramon foi quem teve mais chances de atuar com a camisa rubro-negra na temporada. O atacante disputou 32 partidas e marcou sete gols, desempenho que o fez encerrar o ano como artilheiro do time. Balançar as redes também não bastou para o jogador garantir permanência na Toca do Leão. Assim como os casos de Capa, Baraka, Ruy e Marciel, o contrato do centroavante se encerrou neste mês e não ganhou extensão para 2020.
O goleiro Caíque teve o vínculo renovado para ser emprestado ao CSA. O meia Nickson, com vínculo válido até dezembro de 2021, é o único entre os dez mais votados da barca que inicia o ano de 2020 no Vitória.
Até o momento, o Vitória anunciou as renovações do técnico Geninho e dos laterais Thiago Carleto, Van e Jonathan Bocão, dos volantes Romisson e Gabriel Bispo, e do atacante Felipe Garcia. No quesito reforços, o clube divulgou as contratações do lateral-esquerdo Rafael Carioca e do polivalente Gérson Magrão, que atua no meio-campo e na lateral. O clube também negocia a permanência do zagueiro João Victor, que pertence ao Santa Cruz.