Martín Rodríguez confia em um 2020 no qual o Vitória brigará pelo acesso — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação
O Vitória encerra a temporada 2019 nesta semana. No sábado, às 16h30 (de Brasília), o Rubro-Negro recebe o Coritiba no Barradão, pela 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida finaliza um ano melancólico, em que o time foi eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil, deixou a Copa do Nordeste sem ter vencido sequer uma partida e brigou contra o rebaixamento ao longo de toda a Segunda Divisão.
Contratado no meio da temporada para dar um fim ao rodízio que ocorria na meta rubro-negra, o goleiro Martín Rodríguez espera finalizar a temporada com um bom resultado. O Vitória já não corre risco de rebaixamento e também não tem chances de alcançar algo melhor que a 11ª posição. Porém, pode atrapalhar os planos do Coxa, que briga pelo acesso.
– Vitória sempre quer ganhar os jogos. Em casa, não fizemos um bom ano, então queremos fechar a última rodada da melhor maneira, e a melhor maneira é ganhar – disse Martín em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira.
Para 2020, o goleiro espera um ano de mais momentos felizes. A expectativa é ter um bom planejamento para brigar pelo acesso.
– Quando cheguei aqui sabia da situação do time. Vitória é muito grande. Realmente o nosso primeiro objetivo era subir para a Série A, aconteceu um caminho diferente do que todos pensamos. Por sorte, na última rodada o time já está garantido na Série B. Uma avaliação que posso fazer é que estou muito contente, o time me ajudou muito. Por sorte pudemos nos manter na Série B e próximo ano o objetivo tem que ser diferente. O Vitória tem que jogar a Série A. Vamos pensar nisso.
Martín Rodríguez tem contrato até o fim do próximo ano. Garantido para 2020, ele confia na mudança de panorama do clube para buscar uma vaga na Série A de 2021.
– Primeiro tenho contrato até dezembro de 2020, um ano a mais. A próxima temporada vai ainda ser mais difícil do que essa que aconteceu agora. Mas o time tem que se preparar bem, terminar bem essa rodada contra o Coritiba, e depois preparar o próximo ano da melhor forma. O Vitória tem que brigar entre os quatro todo o campeonato para subir para a Série A.
Para a partida contra o Coritiba, o técnico Geninho não contará com os volantes Léo Gomes e Lucas Cândido, suspensos pelo terceiro amarelo.
Confira outras declarações de Martín Rodríguez:
Passar orientações aos mais jovens
– Sem dúvida o peso cai sobre quem tem mais experiência. Não tem problema. Não sou só eu, tem outros atletas experientes que chegaram, como o Carleto, que chegou recentemente. Reportamos para os mais jovens tudo o que vivemos na nossa carreira. Eles são jovens, mas têm muita qualidade, temos que ajudá-los, estar perto, para que possam fazer seu melhor desempenho.
Adaptação
– Estou adaptado. Não custou muito. O futebol brasileiro é muito bom, sempre quis chegar aqui, pela qualidade que tem o futebol brasileiro, a técnica, a velocidade. Jogar muito é muito bom, a quatro dias estar jogando. Todo jogador deseja isso, jogar e jogar. Agradeço a todos do clube, que ajudaram muito. Foi fácil minha adaptação aqui.