Carlos Amadeu será obrigado a modificar a equipe para o jogo contra o Coritiba — Foto: Divulgação/EC Vitória
O Vitória terá dois desfalques importantes para a partida desta terça-feira, às 19h15, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Suspensos pelo terceiro amarelo, Baraka e Gedoz estão fora do jogo que encerra o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. As baixas colocarão o elenco rubro-negro à prova e abrem espaço para Carlos Amadeu testar alternativas para a sequência da competição.
Baraka e Gedoz chegaram ao Vitória durante a pausa no calendário nacional para a realização da Copa América 2019. O volante assumiu a faixa de capitão e virou uma das lideranças do grupo. Já o meia é o principal destaque da equipe rubro-negra. Principal cobrador de faltas, ele é a referência técnica e tem três gols na Série B, um a menos que Anselmo Ramon, artilheiro do time na competição.
Amadeu tem algumas opções de composição da equipe. Uma delas é manter dois volantes e Chiquinho como meia. Com essa possibilidade, Léo Gomes e Lucas Cândido fariam a linha de marcação no meio-campo, Caicedo seria deslocado para a direita do ataque e Anselmo Ramon, que foi reserva no último fim de semana, voltaria a ocupar a função de referência ofensiva. A escalação contaria com Martín Rodríguez; Van, Everton Sena, Ramon e Capa; Lucas Cândido, Léo Gomes e Chiquinho; Wesley, Jordy Caicedo e Anselmo Ramon.
Em busca de maior controle de jogo, Amadeu também pode escalar Nickson, que se recuperou de lesão muscular e atuou no segundo tempo do jogo contra o Operário, no último sábado. Ele é o único meia do grupo em condições de jogo para enfrentar o Coritiba. A opção colocaria no banco uma das peças do trio de ataque e faria o Vitória ter um desenho próximo ao 4-4-2. O técnico também poderia retornar Chiquinho à lateral esquerda e colocar Nickson na vaga que seria de Capa, o que faria o Vitória atuar com Martín Rodríguez; Van, Everton Sena, Ramon e Chiquinho; Lucas Cândido, Léo Gomes e Nickson; Wesley, Jordy Caicedo e Anselmo Ramon.
O fato de jogar fora de casa pode levar o técnico rubro-negro a ter em campo uma formação mais focada em marcar forte e sair em contragolpes, o que abre espaço para ter em campo um time composto por três volantes. Das peças à disposição, Gabriel Bispo é a única que já atuou com Amadeu. Ele seria o favorito a atuar com Lucas Cândido e Léo Gomes. A escalação mais precavida deixa o time inicial com Martín Rodríguez; Van, Everton Sena, Ramon e Chiquinho; Lucas Cândido, Léo Gomes e Gabriel Bispo; Wesley, Jordy Caicedo e Anselmo Ramon.
Outras opções de mudanças podem surgir em virtude da situação física dos jogadores. O Vitória vem em sequência de partidas em curto espaço de tempo, e o desgaste pode tirar peças da equipe. Uma ausência certa é o meia Ruy, mas em função de uma cláusula contratual. O atleta foi emprestado ao Rubro-Negro pelo Coritiba e está impedido de enfrentar o seu clube de origem.
Com 19 pontos, o Vitória ocupa a 16ª posição, a primeira acima do Z-4. O Coritiba, por sua vez, está na vice-liderança, com 33 pontos.