Vitória está na lanterna da Série B, com quatro pontos conquistados em nove partidas — Foto: Divulgação/E.C. Vitória
O primeiro turno da Série B chegou na metade, e a calculadora já virou fiel escudeira de alguns times, entre eles o Vitória. Na lanterna da competição com apenas quatro pontos, o Rubro-Negro faz as contas para escapar da zona de rebaixamento e ter dias mais tranquilos. O Vila Nova, primeiro time fora do Z-4, tem 10 pontos, seis a mais que o time baiano.
A campanha do Vitória é inferior à do Boa Esporte, que ocupava a lanterna na 9ª rodada da Série B de 2018. No ano passado, o time mineiro tinha cinco pontos, mesmo número do Goiás, que encerrou o campeonato com uma das vagas para a Primeira Divisão, com 60 pontos.
Apesar dos números e comparativos disponíveis, o meia Ruy opta por ignorar a matemática. O atleta rubro-negro acredita que é preciso vencer cada partida que se colocar a frente do Vitória. A começar pelo jogo contra o Criciúma, marcado para a próxima sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Barradão, pela 10ª rodada da Série B.
– Eu como joguei a Série B em 2017, fui campeão, a gente ganhou 21 partidas para ser campeão [foram 20 triunfos]. Cada campeonato requer um número de vitórias diferente do outro. Hoje nosso momento é o de pensar o quanto antes em vencer para sair dessa situação desconfortável. Nosso objetivo é sempre o próximo jogo. Vamos encarar o Criciúma como uma decisão. E decisão não basta jogar bem, tem que vencer. Contra o Cuiabá ficou claro isso. Encaramos como uma decisão, fizemos uma partida boa, a nosso ver, evoluímos do que estávamos apresentando, criamos oportunidades, infelizmente eles foram em uma bola e fizeram o gol. A gente quer que esse jogo contra o Criciúma seja um bom jogo, coeso, jogo eficiente. Que a gente possa jogar bem e vencer. Podemos também enfrentar dificuldade na partida e vencer. Vencer é nosso principal objetivo. Temos que pensar na matemática, mas o jogo mais importante é sempre o próximo.
O Vitória encara o Criciúma com um jejum de sete partidas sem vencer. A última vez que o Rubro-Negro conseguiu sair de campo com os três pontos foi diante do Vila Nova, no início de maio, pela 2ª rodada da Série B. Ruy afirma que o grupo está motivado para tirar o time da situação delicada em que se encontra.
– Acho que, como falei, todos os atletas, seja o que está sendo relacionado ou não, estão se entregando ao máximo. A gente sabe da paixão do amor que o torcedor tem pela camisa. Da grandeza que a nossa camisa tem no país. A gente não pode aceitar deixar o Vitória nessa situação. O jogo de sexta-feira é uma decisão. A gente vai buscar vencer, estamos trabalhando para ver os pós e contras da equipe deles. Vamos respeitar o Criciúma. Vai ser um jogo difícil, mas temos totais condições de, junto com o torcedor, conseguir um bom resultado e nos afastar dessa zona que está nos incomodando.
Como está seis pontos atrás do primeiro time fora do Z-4, o Vitória não conseguirá deixar a zona de rebaixamento nesta rodada. Se vencer o Criciúma, o Rubro-Negro pode subir para a 18ª posição.