Relembre a última vez que Neto Baiano esteve na Ilha do Retiro
O jogo entre Sport e Vitória, neste sábado, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro não será normal para a torcida pernambucana e nem para um atacante da equipe baiano. Os torcedores do Sport vão reencontrar Neto Baiano, que por sua vez vai pisar na Ilha do Retiro pela segunda vez depois que deixou o clube, em 2014. O primeiro encontro, em 2016, foi cercado de emoção quando ele defendia o CRB. Ovacionado, Neto se emocionou bastante (veja no vídeo acima).
Aquele jogo na Ilha do Retiro não foi o primeiro de Neto Baiano contra o Sport depois que saiu do clube. Uma semana antes, em Maceió, ele ficou no banco do CRB no duelo contra o Leão e também definiu a experiência como diferente em sua carreira.
Em noite de reestreia de Diego Souza, Sport perde para o CRB por 2 a 1
A relação de idolatria de Neto Baiano com a torcida do Sport começou a se construir em 2013, quando ele foi contratado para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro e foi um dos destaques da arrancada do time rumo ao acesso para a Série A. Foram sete gols em 13 jogos.
No ano seguinte, Neto Baiano seguiu fazendo história. Dentro de campo, se manteve fazendo gols e se tornou o principal nome do time nas conquistas do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. E Neto ganhou moral também pelas entrevistas. Sempre que podia, alfinetava os rivais Náutico e Santa Cruz, para delírio dos rubro-negros
Neto Baiano Sport — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Ao todo, Neto Baiano marcou 25 gols em 67 jogos pelo Sport em pouco mais de um ano de clube.
Hoje com 36 anos. Neto Baiano defende novamente o Vitória, outro clube que ele tem uma identificação grande com a torcida, mas o ano de 2019 não tem sido como o esperado. Foram necessários 12 jogos para marcar seu primeiro gol com a camisa do Vitória. Identificado com o clube, ele viu crescer a resistência de boa parte da torcida, desconfiada da capacidade de rendimento do jogador de 36 anos.
O atacante, que chegou ao Rubro-Negro em fevereiro e assinou um contrato de produtividade até o meio da temporada, só teve o vínculo renovado no penúltimo dia de maio – o novo contrato é válido até o fim de 2019. Durante esses quatro meses no Vitória, Neto Baiano ouviu muitas críticas a respeito da sua forma física.
neto baiano vitória — Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória / Divulgação
Quando marcou o primeiro (e único) gol da temporada, contra o Guarani, o presidente Paulo Carneiro afirmou que o atacante “finalmente” estava em forma e disse que ele não poderia jogar com “aquela barriga”. Neto alternou momentos na titularidade do Vitória. Primeiro, dividiu espaço com Léo Ceará, que hoje está no CRB. Na última rodada, viu do banco de reservas a derrota para o Bragantino; Anselmo Ramon foi o titular.