A final do Campeonato Baiano foi marcada pelo terceiro Ba-Vi de 2025, mas apenas o primeiro com provocação aberta entre os clubes. Depois de posturas discretas nos dois clássicos anteriores, o Bahia não resistiu e celebrou o título conquistado com algumas cutucadas no rival. Teve imagem de galinha na taça, jogadores com máscara no gramado e mais.
Bahia publica arte de campeão baiano com uma galinha na taça e penas em provacação ao Vitória — Foto: Reprodução / Twitter
Assim que o árbitro apitou o fim do clássico, o perfil oficial do Bahia publicou uma arte para celebrar o título. Na imagem, a taça do Campeonato Baiano reflete uma galinha e também é possível observar algumas penas espalhadas [veja acima]. A provocação faz alusão ao clássico encerrado por insuficiência de jogadores do Vitória, que ganhou o apelido de "Fuga das Galinhas" entre os torcedores do Tricolor.
Durante a festa no gramado do Barradão, alguns jogadores usaram máscaras cirúrgicas no rosto. Em uma imagem nas redes sociais é possível ver o volante Rezende. A máscara que foi fundamental durante a pandemia neste caso é só um acessório mesmo. A torcida do Bahia costuma usar para lembrar o passado do Barradão, que foi construído ao lado de um aterro sanitário.
Mas o rei das provocações foi mesmo o "estagiário" do Bahia. O perfil do clube bas redes sociais lembrou a larga vantagem na contagem de títulos estaduais e lembro que o clube pode atér passar os próximos 20 anos sem ser campeão que vai continuar como o maior vencedor do estado. Veja aqui a lista dos campeões baianos.
Depois o perfil oficial lembrou a entrevista em que o técnico Thiago Carpini afirmou "querer o Bahia no Barradão" e provocou o treinador rival: "Então tome".
Ano passado foi o Vitória, esse ano o Bahia, e é bom o torcedor se acostumar com as brincadeiras. Os dois times ainda vão se enfrentar pelo menos mais duas vezes neste ano pelo Campeonato Brasileiro. Outra competição em comum no calendário de Rubro-Negros e Tricolores é a Copa do Nordeste.
Veja também