Com atuação de gala, Sport atropela o Guarani e fica mais próximo do acesso
Com a temporada de 2024 se aproximando do fim, o futebol nordestino solidifica sua posição de destaque no cenário nacional. Em 2025, a região deve contar com 13 clubes distribuídos entre as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, o que representará 21,6% do total, reafirmando a força do Nordeste no futebol brasileiro.
— Foto: Arte: Cisco Nobre/ge
Na Série A do Brasileirão, quatro times nordestinos devem figurar na próxima temporada. Fortaleza e Bahia seguem garantindo bom desempenho na parte de cima da tabela, enquanto o Vitória luta para escapar da zona de rebaixamento, atualmente ocupando a 16ª posição. O Sport, por sua vez, está próximo de conquistar o acesso e segue em busca do título da Série B, o que pode levar o número de nordestinos na elite para quatro.
Na Série B, o Ceará também se destaca, ocupando o 6º lugar e sonhando com o retorno à Série A do Brasileirão. A equipe da capital cearense luta para entrar no G-4 e, caso consiga o acesso, elevará a presença nordestina nas divisões superiores para 14 clubes.
O Fortaleza tem sido o clube destaque do Nordeste nos últimos anos — Foto: Mateus Lotif/ Fortaleza
A Série C contará com sete clubes nordestinos em 2025. ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta e Náutico mantiveram suas vagas, enquanto Itabaiana e Retrô conquistaram o acesso após boa campanha na Série D do Brasileiro.
O clube pernambucano, inclusive, se consagrou campeão da 4ª divisão, garantindo o título e a promoção para a terceira divisão. Em contrapartida, Sampaio Corrêa e Ferroviário enfrentam o revés do rebaixamento para a Série D.
Náutico e Botafogo-PB disputarão a Série C novamente — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
Veja também