A campanha do Vitória no primeiro turno da Série A liga o sinal de alerta em relação ao futuro do time na competição. O Rubro-Negro finalizou 19 rodadas com 15 pontos, dentro da zona de rebaixamento, e igualou seu pior primeiro turno. Além disso, apenas três equipes na história dos pontos corridos com 20 clubes evitaram o rebaixamento após somarem apenas essa pontuação ou menos: Fluminense (2009), Atlético-MG (2011), e Fortaleza (2022).
Segue o BAba com Voz da Torcida do Vitória repercute 1º turno ruim e trabalho de Carpini
Antes de apresentar as campanhas históricas que podem servir como inspiração, é importante detalhar os números atuais do Rubro-Negro, além das curiosidades do atual Campeonato Brasileiro.
O Vitória somou quatro resultados positivos até agora, empatou três partidas e perdeu 12 vezes, a última derrota para o Flamengo, há dois dias. O aproveitamento do time que tem a pior defesa da competição, com 32 gols sofridos, é de 26%.
Já o ataque vermelho e preto tem sido mais regular, pois soma 20 bolas nas redes, ao lado de Vasco e Athletico-PR, e está na 11ª colocação no ranking dos melhores.
Thiago Carpini durante último treino do Vitória antes da partida contra o Corinthians — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O que era quase impossível aconteceu
A realidade do Leão foi apresentada, e chegou a hora de mostrar o que pode servir como inspiração. A começar pelo Campeonato Brasileiro de 2009, quando o Fluminense terminou o primeiro turno em 19º lugar, com 15 pontos decorrentes de três vitórias, seis empates e dez derrotas.
Para piorar, o Tricolor carioca terminou a 30ª rodada na lanterna com 27 pontos. Os matemáticos calculavam 99% de chance de rebaixamento. Era preciso uma sequência de resultados de campeão. E aconteceu.
Após seis vitórias e um empate, sendo um dos jogos uma incrível virada para cima do Cruzeiro depois de estar perdendo por 2 a 0, no Mineirão, o Fluminense se livrou da Série B. No total, o clube do Rio fez 46 pontos (11 vitórias, 13 empates e 14 derrotas), 19 deles nas sete últimas rodadas. No returno, o Flu somou 31 pontos no total.
Fred comemora gol pelo Fluminense em 2009 — Foto: André Durão /GLOBOESPORTE.COM
Galo se livra da degola com antecedência
Uma goleada sobre o Botafogo por 4 a 0, na penúltima rodada do Brasileirão 2011, tirou um peso das costas dos jogadores do Atlético-MG, que era forte candidato ao rebaixamento, principalmente por causa da campanha abaixo da expectativa no primeiro turno.
Em 19 jogos, o Galo somou 15 pontos (quatro vitórias, três empates e 12 derrotas) e terminou a primeira metade da competição na 19ª colocação. Para se livrar da queda e terminar o campeonato em 15º lugar, com 45 pontos (13 vitórias, seis empates e 19 derrotas), o time mineiro precisou somar 30 pontos no returno.
Apesar do alívio conquistado de maneira antecipada, o Atlético-MG ainda terminou a Série A daquele ano de forma conturbada, sofrendo goleada de 6 a 1 para o Cruzeiro, resultado que garantiu a permanência do rival do Galo na elite.
Magno Alves em jogo do Atlético-MG contra o Ceará — Foto: Agência Diário
Da lanterna à Libertadores
O Fortaleza foi o primeiro lanterna do 1º turno da história da Série A na era dos pontos corridos que não foi rebaixado. Para fugir da zona de rebaixamento, o Tricolor cearense fez uma campanha de G-4 no returno, com 40 pontos (terceiro melhor time). Foram 19 jogos, com 12 vitórias, quatro empates e três derrotas, somando 70% de aproveitamento.
No primeiro turno, o time cearense havia conquistado 15 pontos após somar três vitórias, seis empates e dez derrotas. Ao fim da competição, o Leão do Pici atingiu 55 pontos por causa de 15 vitórias, 10 empates e 13 derrotas. A evolução foi tão grande que o time se garantiu na Libertadores.
Jogadores do Fortaleza comemoram gol no jogo contra o Santos, pelo Brasileirão 2022 — Foto: Raul Baretta/AGIF
As inspirações já foram apresentadas. Agora, cabe ao Vitória fazer a sua própria corrida de recuperação para se garantir na Série A 2025. O primeiro desafio do returno será o Palmeiras, neste sábado, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, pela 20ª rodada.
Veja também