O zagueiro Camutanga deve receber alta hospitalar neste sábado, após ter o joelho direito operado com sucesso na última sexta-feira. O defensor do Vitória passou por cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior e do ligamento colateral medial, sob responsabilidade dos médicos Marcelo Midlej, do departamento de saúde e performance do Rubro-Negro, e Wilson Vasconcelos. A previsão de retorno é dentro de oito ou nove meses.
Vitória x Criciúma: saiba tudo sobre o jogo da 15ª rodada do Brasileirão Série A 2024
Antes de ter confirmada uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito e ficar fora da temporada, de acordo com o departamento médico do Vitória, Camutanga tinha uma "lesão prévia do (ligamento) cruzado anterior e estava jogando sem problema". O jogador fazia tratamento conservador nas dependências do clube.
Camutanga após cirurgia — Foto: Divulgação/EC Vitória
A lesão foi agravada durante o aquecimento pré-jogo contra o Atlético-MG. O zagueiro rompeu o ligamento colateral medial por completo e foi vetado do jogo que teve vitória rubro-negra antes da bola rolar.
Com a lesão completa do ligamento colateral medial, e a lesão prévia do ligamento cruzado anterior, o clube optou pela cirurgia para reconstrução dos ligamentos no joelho direito.
Camutanga mostra joelho machucado em Vitória x Atlético-MG — Foto: TV Bahia
Aos 30 anos, é a segunda vez que Camutanga sofre com uma lesão ligamentar no joelho. Em 2019, quando defendia o Náutico, o zagueiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e também precisou passar por cirurgia. Desta vez a lesão é no joelho direito.
Camutanga chegou ao Vitória em 2023 e foi um dos pilares do time na campanha do título da Série B. Em 2024, ele manteve o status de titular na zaga rubro-negra. Ao todo, são 73 jogos pelo Leão, com seis gols marcados.
Camutanga em ação pelo Vitória — Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Divulgação
Sem Camutanga (Bruno Uvini também está no DM), o Vitória não tem um zagueiro para atuar pela direita e vinha improvisando o volante Caio Vinícius, que também não enfrenta o Criciúma por estar machucado e suspenso.
A improvisação da vez para o jogo deste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Barradão, deve ser o lateral-direito Willean Lepo. O Leão enfrenta o Tigre em jogo válido pela 15ª rodada da Série A.
Veja abaixo a nota divulgada pelo Vitória:
O zagueiro Camutanga foi operado nesta sexta-feira (5) pela manhã e terá alta do hospital neste sábado.
Camutanga foi operado para reconstrução do ligamento cruzado anterior e do ligamento colateral medial no joelho direito.
A cirurgia foi realizada pelos médicos Marcelo Midlej, do Departamento de Saúde e Performance do Clube, e Wilson Vasconcelos. O tempo estimado de retorno é de oito e nove meses.
Camutanga teve uma lesão prévia do cruzado anterior e vinha jogando sem problemas. Inicialmente, o atleta rompeu o colateral parcialmente e se encontrava em tratamento conservador com boa evolução.
Durante o aquecimento pré-jogo contra o Atlético Mineiro, Camutanga acabou por romper o ligamento colateral medial por completo.
Por causa da lesão completa do ligamento colateral medial, associada à lesão prévia do ligamento cruzado anterior, o Departamento de Saúde e Performance do clube optou pela cirurgia para reconstrução desses ligamentos.
Veja também