Ednilson Sena falou sobre a preparação dos jogadores na pausa para a Copa América 2019 — Foto: Divulgação / EC Vitória
O Vitória entrou na pausa do calendário nacional para a realização da Copa América 2019 com o quadro físico dos jogadores como um problema. Alguns atletas estavam acima do peso, o que foi reconhecido até pelo presidente do clube, em áudio destinado a um grupo interno de um aplicativo de comunicação, mas que vazou e ganhou as manchetes do noticiário esportivo.
Com o quadro delicado, a questão física ganhou atenção especial durante o período sem jogos. O preparador físico Ednilson Sena promoveu trabalhos especiais para aprimorar a preparação dos atletas. Nesta sexta-feira, restando quatro dias até a retomada da temporada, o integrante da comissão técnica rubro-negra apontou uma evolução dentro do elenco, e pontuou que a pausa no calendário foi fundamental para realizar treinos mais intensos.
– Foi importante para a gente colocar a nossa metodologia de trabalho, o que o treinador pensava, melhorar a performance, a intensidade de alguns atletas e fazer algumas avaliações. A parada foi bastante benéfica para que pudéssemos ter uma melhora significativa em todos os setores – disse o preparador em entrevista para a assessoria de comunicação do clube.
Ednilson conta que contou com a colaboração dos atletas. Além dos treinos físicos, os jogadores toparam ter mais cuidado com a alimentação. Atletas citados no áudio de Paulo Carneiro, como Gedoz e Nickson, estão visivelmente mais magros.
– A gente passou para eles que atletas de alta performance têm que estar em todos os níveis físicos com excelência e conversamos com cada um. Eles compraram essa ideia e estão de parabéns. Não adianta eu colocar os trabalhos físicos e esses atletas não terem a dedicação e fazer por onde. Não faltou dedicação e teve uma melhoria não somente esses atletas, mas no geral.
O Vitória volta a jogar na próxima terça-feira, às 19h15 (de Brasília), contra o Cuiabá, no Barradão, em Salvador. A partida é válida pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.