Dezesseis rodadas da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro já foram disputadas e o Vitória ainda não sabe o que é frequentar o G-8 da competição nacional. Para mudar esse cenário na reta final Terceirona, o Rubro-Negro projeta vencer dois dos últimos três jogos, contra ACB, Mirassol e Brasil de Pelotas.
Se chegar aos 28 pontos, o Vitória tem 76,22% de chances de classificação.
Vitória espera ter Rafinha recuperado para a partida contra o ACB — Foto: Pietro Carpi / EC Vitória
Os números são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Embora eles indiquem que, com 29 pontos, a chance de classificação seja de 97%, o entendimento é de que o ponto de corte para disputar a segunda fase seja 28 pontos.
Atualmente, o Vitória ocupa a 11ª posição, com 22 pontos, um a menos que o Botafogo-SP, oitavo colocado. Com mais três partidas pela frente, a matemática indica que o Leão pode chegar aos 31, mas a projeção da UFMG ainda permite um tropeço ao Rubro-Negro.
Próximos jogos do Vitória
Com dois jogos no Barradão e um como visitante, a conta é de que, se fizer a parte dele diante do torcedor rubro-negro, o Vitória soma mais seis pontos e termina a primeira fase entre os oito primeiros colocados da Série C.
Vitória aposta em conexão com a torcida para vencer jogos no Barradão — Foto: Pietro Carpi / EC Vitória
O problema é que a campanha como mandante não inspira confiança na Toca do Leão. Em oito partidas disputadas no Barradão, o time venceu quatro e perdeu outras quatro. O aproveitamento de 50% faz do Rubro-Negro apenas o 14º melhor mandante da competição nacional. No caso, o sétimo pior.
Se a divisão dos jogos restantes entre mandante e visitante favorece o Vitória, o recorte pela tabela é motivo de preocupação. O Rubro-Negro ainda enfrenta dois dos primeiros colocados da Série C: o líder Mirassol; e o ABC, atualmente na terceira posição.
A boa notícia é que o terceiro adversário da lista, o Brasil de Pelotas, é o lanterna da Terceira Divisão e deve chegar em Salvador já rebaixado na última rodada da competição nacional.
A primeira das três decisões que o Vitória tem pela frente está marcada para este domingo, quando o Rubro-Negro recebe o ABC, no Barradão, a partir das 16h (de Brasília).
Veja também