Edvan deve ser titular na partida deste sábado, contra o Sport, na Ilha do Retiro — Foto: Divulgação/E.C. Vitória
Nas últimas três rodadas, o Vitória teve um volante improvisado na lateral direita. Por opção de Osmar Loss, Dudu Vieira fez parte da linha defensiva rubro-negra no empate com o Atlético-GO e na derrota para o Bragantino. Antes, na derrota para o São Bento, Matheus Farinha havia jogado na posição. Neste sábado, o time baiano voltará a ter um jogador “nativo” no setor. Recuperado de lesão muscular, Edvan treinou durante a semana e pode fazer a estreia diante do Sport, às 20h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Na temporada, o Vitória utilizou seis jogadores na lateral direita. Nas primeiras partidas do ano, quando o sub-23 atuou, Cedric foi o titular. Depois, passaram pelo setor Jeferson, que não está mais no clube, Welisson, Matheus Rocha, Matheus Farinha e Dudu Vieira.
Matheus Rocha foi o último lateral de ofício utilizado no lado direito. Ele perdeu espaço ainda com Cláudio Tencati e permaneceu sem atuar com titular após a chegada de Loss. O atual treinador rubro-negro apontou uma evolução do jovem atleta nos treinos, mas não o relacionou para a partida deste sábado.
– Existe a possibilidade de ele [Van] estrear, assim como o Matheus Rocha, que evoluiu nos seus treinamentos. Se achar que estão seguros, é uma tendência ter o jogador da posição – disse Loss na última quinta-feira, em coletiva concedida após o treino realizado na Toca do Leão.
A lateral direita é um problema antigo do Vitória. Nas últimas temporadas, os técnicos que passaram pelo clube tentaram solucionar a questão com jogadores da função, como Lucas, Leandro Salino, Norberto, Patric e Caíque Sá. Atletas de outras posições também foram testados, como Ramon e José Welison.
Além de buscar um jogador que se firme na lateral direita, o Vitória tenta se recuperar na tabela de classificação. Com quatro pontos, o Rubro-Negro ocupa a penúltima colocação da tabela da Série B. Adversário deste sábado, o Sport está na 8ª colocação, com nove pontos.
A tendência é que o Vitória entre em campo na Ilha do Retiro com Ronaldo; Van, Zé Ivaldo, Everton Sena e Capa; Léo Gomes, Marciel e Gabriel Bispo; Wesley (Ítalo), Ruan Levine e Anselmo Ramon.