Recuperado da lesão que o tirou de combate em um momento decisivo para o Vitória, com a eliminação no Campeonato Baiano, Raul Prata só pensa na Série B do Brasileiro, principal objetivo do clube na temporada.
Raul Prata em treino do Vitória — Foto: Pietro Carpi / Divulgação / EC Vitória
Experimentando um período de hiato entre os jogos, dedicado apenas a treinamentos, o Rubro-Negro estreia na Segunda Divisão no dia 28 de maio, contra o Guarani, no Brinco de Ouro.
Apesar da desconfiança da torcida em relação ao elenco, que não conseguiu conquistar títulos no primeiro semestre, Raul Prata acredita que o Vitória tem capacidade de conquistar o acesso.
– [O Vitória] Pode chegar ao acesso. É o que a gente espera, que a gente vem trabalhando. O principal campeonato do ano é a Série B. A gente almeja o acesso e temos condições para isso. Lógico que o momento agora é de desconfiança por parte de fora, mas nós, jogadores, e comissão temos muita confiança de onde podemos chegar – afirmou.
Com um acesso na carreira, quando atuava pelo Sport, em 2019, Raul Prata sabe o que é preciso para retornar à elite do futebol nacional.
De acordo com o lateral, é preciso manter a regularidade e somar pontos com frequência, mesmo que com empates.
– Ter um time muito regular. A Série B que consegui o acesso, em 2019, nossa equipe não ficava muitas rodadas sem somar pontos. Todos falavam que a gente empatava muito, mas a gente não perdia. Esse é um ponto chave: somar pontos, mesmo que seja uma sequência de empates. É manter uma regularidade. Esse é um bom caminho para uma competição tão longa – disse.
Sem entrar em campo desde o dia 24 de abril, quando o Vitória foi eliminado do Nordestão pelo Ceará, Raul Prata analisa o duelo complicado que a equipe terá contra o Guarani, na estreia da Série B.
– Já começa com um jogo difícil, fora de casa, que vem jogando bem. Uma equipe forte. É um jogo difícil. Vai ser um dos campeonatos mais difíceis dos últimos anos. É um jogo difícil, mas temos condições de chegar lá e ganhar – disse o lateral.
O jogo contra o Guarani, no dia 28, cai em uma sexta-feira. A partida está marcada para 19h (horário de Brasília), no Brinco de Ouro.
Confira outros trechos da entrevista de Raul Prata.
Recuperado
Estou pronto, já recuperado da lesão. Pronto para voltar a jogar. Esses dias sem jogos é estranho, só treinar e não jogar. Eu estou muito confiante para começar essa competição que vai ser uma das mais difíceis. Pronto para jogar novamente e ajudar a equipe.
Sem favoritos
Quando começa a Série B, ninguém consegue cravar quem vai subir e quem vai cair, como aconteceu no ano passado. A Série B é isso, não tem como cravar antes. Mas o Vitória, pela equipe e tradição que tem, já há dois anos na série B, é um momento bom para que a gente… Vai ser uma das mais difíceis dos últimos anos por ter várias equipes grandes, que estão acostumadas a jogar a Série A. Como o Vitória, que já jogou a Série A muitas vezes. Nosso objetivo é esse.
Reforços
O time vem se reforçando, independentemente da idade. Em um campeonato tão longo, a gente precisa de um grupo forte, não só um time. É um campeonato que vai ter muita troca de jogadores, então vai precisar utilizar todo mundo. A equipe vem se reforçando. Mesmo com jogadores mais jogos, tenho certeza de que irão nos ajudar.
Como retomar a confiança?
Vencer jogos, jogar bem, ter um bom desempenho, que a gente vi conquistar novamente essa confiança da torcida. Nada mais do que trabalhar, começar bem o campeonato, vencer os jogos. A confiança vai voltando.